Espaços urbanos

Espaços urbanos
Temporal no Centro Histórico - foto Francisco Nöller

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Novembro de 1857: chegada dos primeiros imigrantes alemães à Colônia Santo Ângelo

        No dia 16 de novembro de 1857 aconteceu o desembarque dos primeiros imigrantes alemães destinados para a Colônia Santo Ângelo, assentada em matos devolutos entre o Rincão do Paraíso e o Serro Agudo, local escolhido pela comissão formada pela Câmara de Cachoeira para tal fim. A destinação de colonos foi a alternativa encontrada pelo Governo Imperial para a ocupação e o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul.
Planta da Colônia Santo Ângelo

        O grupo de primeiros imigrantes destinados à colônia de Cachoeira era proveniente da região da Pomerânia e partiu do porto de Hamburgo, desembarcando no porto de Rio Grande. De lá seguiu para Porto Alegre, de onde o vapor fluvial D. Pedro partiu conduzindo-o pelo rio Jacuí até Cerro Chato.
        Compunham o primeiro grupo as famílias de Franz Pötter, August Pötter, Julius Neujahr, Daniel Fiess, Wilhelm Holz e Peter Finger.
        A segunda leva de imigrantes chegou alguns dias depois, mais precisamente em 25 de novembro, e era composta por doze famílias: Roggenbach, Bartz, Streeck, Fenner, Leusin, Wilke, Roos, Laasch, Ritter, Seubert, Becker, Graffunder e mais o solteiro Hermann Raatz.
        A terceira leva, trazida pelo Barão von Kalden, era composta por brummers, alemães contratados pelo Governo Imperial para atuarem na guerra do Brasil contra o ditador argentino Rosas. Von Kalden era também um integrante desta legião e o acompanhavam August Brendler, Heinrich Haidmann, Wilhelm Köhn, Heinrich Eckert, Karl Koblens, Karl Homrich, Heinrich Ehlers, Wilhelm Buckow, Luiz Berger e Luiz Zimmermann.
        Os imigrantes alemães dedicaram-se primeiramente à agricultura. Deram um impulso imenso ao progresso de nosso município. A Colônia Santo Ângelo acabou constituindo distritos coloniais imprescindíveis à economia cachoeirense, notadamente produtores do arroz que teve grande desenvolvimento com o concurso do trabalho dos colonos. Estes distritos acabaram se emancipando de Cachoeira do Sul e hoje são municípios jovens e pujantes: Agudo, Novo Cabrais, Paraíso do Sul e Cerro Branco.

2 comentários:

  1. Que pena! O projeto parou?
    Tem tanta historia oculta. No meu caso, por exemplo, não consigo levantar a historia dos meus ascendentes. Ainda não temos uma historia da imigração abrangente e confiavel

    ResponderExcluir
  2. Ola boa noite procuro meus ancestrais familia hengler

    ResponderExcluir