Espaços urbanos

Espaços urbanos
Centro Histórico - foto Catiele Fortes

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Limpeza das ruas da cidade

Em 1913 começou a ser feito diariamente em Cachoeira o serviço de limpeza urbana. Pequenas carroças, apropriadas para tal fim, circulavam pelas ruas centrais recolhendo o lixo. Nos dias em que havia muita poeira, depois da carroça passar, as ruas eram borrifadas com água, diminuindo sensivelmente as nuvens de pó que o vento levantava. Para que o serviço fosse feito a contento, a Intendência mandou fabricar três carroças para a limpeza.


Trecho da Rua Sete ao tempo em que não havia calçamento
- fototeca do Museu Municipal
Teatro e Intendência Municipal com o terreno empoeirado
da futura Praça Dr. Balthazar de Bem
- fototeca do Museu Municipal

O Código de Posturas vigente na época determinava que os habitantes não podiam atirar ou depositar lixo na via pública, senão em latas a fim de que fosse recolhido pelas carroças de limpeza. E o Código de Posturas previa também multas para quem infringisse as normas.
Hoje, decorridos 101 anos, a imprensa desafia os vereadores da cidade a editarem lei parecida, a exemplo da recentemente instituída em Porto Alegre.
A modernidade não significa avanço nas regras de civilidade, tendo nossos antepassados provado que nem sempre evoluímos com o passar do tempo: em 1913 eles já estavam legalmente aparelhados para inibir/punir os relaxados com a limpeza urbana!

(Fonte principal: jornal Rio Grande, 13 de abril de 1913, p. 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário