Espaços urbanos

Espaços urbanos
Centro Histórico - foto Eduardo Schroeder

domingo, 14 de agosto de 2016

Turnverein - a prática da ginástica em Cachoeira

Em tempo de jogos olímpicos, o momento é oportuno para relembrar um personagem da história local que é pouco conhecido, porém marcou época e desenvolveu em Cachoeira uma das mais completas modalidades esportivas: a ginástica. Seu nome: Fritz Zimmermann.

Mas a história da ginástica em Cachoeira começou antes dele. Em 1908, foi fundada a Turnverein – Sociedade de Ginástica baseada no modelo alemão deste tipo de agremiação e que portava uma bandeira onde quatro “F”, em formato de cruz, traduziam o espírito dos sócios e praticantes da ginástica: Frisch, Frei, Fromm e Froh, ou sadio, livre, crente e alegre.

www.landesring.mittelrhein.de

No mesmo ano de 1908, a Turnverein filiou-se à Federação de Ginástica do Rio Grande do Sul, sendo representada por Arthur Fetter, zelador da diretoria da sociedade. Com ele compunham o grupo diretor: Ernesto Müller, presidente; Guido Kurtz, secretário, e Carlos Zimmer, tesoureiro.

Nos primeiros anos, a sociedade de ginástica utilizou a sede do Salão Frohsinn, na Rua Moron, para os treinamentos até que, em 1916, com a inauguração da nova sede da Schützen-Verein Eintracht (atual Sociedade Rio Branco), os então 40 integrantes da Turnverein resolveram unir-se à sociedade alemã do Bairro Rio Branco, passando a ser um de seus departamentos. Naqueles primeiros tempos a orientação dos atletas era feita por Arthur Fetter e Roberto Petersen, contando com o apoio de Ernesto Müller, Willy Scheidt, Leopoldo Dill, Alexandre Herzog e José Hipp.

Primeira sede própria da Schützen-Verein Eintracht - Bairro Rio Branco
- fototeca Museu Municipal

Em 1921, foi organizada uma grande apresentação de equipes, nas categorias masculina, feminina e infantil, atuando os homens nos aparelhos de barra, paralelas, cavalo e argolas, as mulheres em ginástica sueca e as crianças em marchas e evoluções rítmicas ao som de uma banda. Ao todo se apresentaram trinta ginastas comandados por Roberto Petersen, alguns da Escola Alemã-Brasileira (atual Colégio Sinodal).

Depois da participação do departamento em eventos da Federação de Ginástica do Rio Grande do Sul, em 1926 foi contratado o professor Fritz Zimmermann para promover e desenvolver a ginástica em diversas modalidades. E foi o que ele fez orientando 65 atletas masculinos, 16 femininos e 117 estudantes da Escola Alemã-Brasileira. Além da prática da ginástica, Fritz incentivava a sua associação com a música, a dança e o teatro, utilizando-a como recurso para o desenvolvimento harmônico do atleta, ou seja, do seu corpo e da sua mente.

Ginastas masculinos do Departamento de Ginástica

Ginastas femininas do Departamento de Ginástica
Grupo de ginastas orientados por Fritz Zimmermann (primeiro à esquerda)
 - fototeca Museu Municipal

Em julho de 1930, nas comemorações do 106.º aniversário da imigração alemã no Rio Grande do Sul, o intendente José Carlos Barbosa homenageou os ginastas da Sociedade Atiradores Concórdia (antiga Schützen-Verein Eintracht) com uma placa assentada sob um carvalho plantado na Praça José Bonifácio um ano antes. A placa por muito tempo foi mantida no local, sendo restaurada em 1974, ano do sesquicentenário da imigração alemã, durante a administração do prefeito Pedro Germano, e reinaugurada na praça. O professor Fritz Zimmermann se fez presente naquele dia de julho de 1974, sendo relembrado em seu papel de incentivador e desenvolvedor da ginástica em Cachoeira do Sul. Infelizmente a placa foi roubada em meados dos anos 2000, sendo desconhecido o seu destino.

25 de julho de 1930 - colocação da placa aos ginastas sob o carvalho
- Praça José Bonifácio - fototeca Museu Municipal

A ginástica e o atletismo ainda tiveram prática na Sociedade Atiradores Concórdia, mas foram paulatinamente perdendo o caráter competitivo, deixando de participar de torneios distritais e sucumbiram. O abandono da prática não tirou a importância de Fritz Zimmermann e também de Alexandre Herzog, outro grande propagador deste esporte. Nomes fortes na ginástica, ambos foram fundamentais para o desenvolvimento em Cachoeira de outros esportes que também têm grande importância dentro dos jogos olímpicos: o vôlei e o basquete, duas modalidades que fizeram muita história por aqui.

Fonte: Sociedade Rio Branco - 100 anos de concórdia - 1896 - 1996, Museu Municipal de Cachoeira do Sul.

2 comentários: