Espaços urbanos

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Catedral Nossa Senhora da Conceição - foto Robispierre Giuliani

domingo, 28 de outubro de 2012

Centenário de nascimento de um herói de guerra


              O jornal O Commercio, edição de 16 de outubro de 1912, noticiava o nascimento de um menino que iria entrar para a história da II Guerra Mundial, honrando o exército nacional e sua terra natal: Floriano Möller.
                   O lar do nosso amigo João Antonio Möller, residente em São Leopoldo, encheu-se de alegria com o nascimento de um robusto menino, que veio à luz no dia 11 e recebeu o nome de Floriano.
            O “robusto menino” tornar-se-ia também robusto na sua trajetória militar. Coronel Engenheiro do Exército, Floriano Möller teve atuação destacada na II Guerra Mundial, quando comandou o primeiro grupo da Força Expedicionária Brasileira – FEB que entrou na Itália, juntamente com o IV Corpo do Exército Americano. A atuação de sua unidade, desobstruindo, recuperando e construindo pontes no front foi decisivo para a vitória dos Aliados.
     As missões e serviços prestados ao Exército renderam-lhe numerosas medalhas e condecorações. Em 1969, recebeu o título de Cidadão de Fortaleza, no Ceará, onde encerrou sua carreira militar.
    O Museu Municipal possui farto material e documentação do herói de guerra cachoeirense, falecido no Rio de Janeiro em 28 de maio de 1971, cujo centenário de nascimento transcorreu no último dia 16 de outubro.
      Em Cachoeira do Sul vivem seu filho Paulo e netos.

Floriano Möller - fototeca do Museu Municipal


quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Luz e força há 100 anos - Usina Municipal


      Começou a funcionar a Usina Municipal no dia 15 de outubro de 1912, tendo as máquinas necessárias sido instaladas em prédio mandado construir especialmente para este fim na extremidade norte da Rua Moron, defronte ao ângulo nordeste da Praça José Bonifácio.


Vista geral da cidade a partir do Bairro Rio Branco, vendo-se o prédio da Usina Municipal
com a chaminé, ao centro - fototeca do Museu Municipal

      A água para as caldeiras, que se localizavam no interior do prédio, era trazida por meio de bomba e longos canos de um poço construído à margem esquerda da sanga da Micaela, à pequena distância abaixo do paredão da Rua 15 de Novembro. No compartimento da frente, com piso ladrilhado, estavam colocadas duas máquinas.
 Os fios condutores da Rua Sete de Setembro foram reforçados, o que também ocorreu depois com as ruas adjacentes. A luz ficou mais forte pelo fato de a Usina estar localizada no centro da cidade. Antes, era fornecida pelo Engenho Central, localizado junto ao porto do Jacuí.


Engenho Central - primeiro fornecedor de energia elétrica
- fototeca do Museu Municipal

sábado, 13 de outubro de 2012

Balthazar de Bem e a importação de gado


       O Dr. Balthazar de Bem foi, de longe, um dos mais empreendedores cidadãos da Cachoeira. Além de uma bem sucedida carreira como médico, aventurou-se também na indústria, como proprietário da Charqueada do Paredão, onde fabricava o alimento Fabini, e foi fazendeiro, tendo introduzido em Cachoeira a raça Devon.

Dr. Balthazar de Bem

         Em outubro de 1912, conforme noticiava O Commercio, importou da Inglaterra, por intermédio da Sociedade Brasileira de Animação à Agricultura, com sede em Paris, dois terneiros das raças Hereford e Devon. Os animais, que se destinavam à sua Granja da Penha, localizada no 3.º Distrito, chamaram a atenção das pessoas ao subirem a Rua Sete de Setembro.
         Hoje Cachoeira do Sul é referência estadual e nacional na criação de gado da raça Devon. Dr. Balthazar de Bem já sabia das vantagens comerciais da raça há 100 anos!

Foto de Robispierre Giuliani

Albino Pohlmann e seu Humber


          Os irmãos Pohlmann, de quem já contamos algumas histórias, todas cheias de engenhosidade, também se aventuraram no negócio de transporte de passageiros. E no tempo em que automóvel era coisa muito rara por aqui!
            Albino Pohlmann adquiriu, em 1912, na Agência Bromberg & Cia., localizada na Rua Saldanha Marinho, um automóvel Humber destinado à condução de passageiros. O automóvel custou seis contos e quinhentos mil réis. A garage do “auto” ficava localizada junto ao Engenho Pohlmann, na Rua Sete de Setembro. A notícia do empreendimento foi dada pelo jornal O Commercio, de 2 de outubro de 1912.

Automóveis Humber - semelhante ao que Albino Pohlmann
adquiriu na Agência Bromberg em 1912
http://www.svvs.org/links5/1912%20Humber.jpg
Agência Bromberg - Rua Saldanha Marinho (esq. com a Milan Kras)
- fototeca do Museu Municipal