O Cine-Teatro Coliseu, inaugurado no dia 17 de fevereiro de 1938, teve vida útil até meados da década de 1980, encantando gerações de cachoeirenses com a sétima arte. Também foi palco de apresentações teatrais, comícios e conferências de personalidades ilustres da cultura nacional. Mas seu palco silenciou, a tela deixou de apresentar romances, comédias, dramas, faroestes...
Cine-Teatro Coliseu na inauguração |
Hoje o que restou do Coliseu, uma fachada e algumas paredes, felizmente ainda sólidas o suficiente para serem recuperadas, é motivo de discussões nas rodas da cidade, acalorando contrariedades: restaurar ou derrubar?
Fachada do Coliseu - foto Dorinha Ritter de Abreu |
A resposta, óbvia, é recuperá-lo para preservar sua memória e a tradição cultural da cidade. E dar-lhe o uso que dignifique sua história.
O graduando em Arquitetura, cachoeirense Gabriel Prates, apresentou no Auditório da Casa de Cultura, na noite de 15 de agosto, aspectos importantes do prédio do Coliseu e um projeto para aproveitamento do espaço como Casa de Cultura. Certamente, se concretizado, dotaria nossa cidade de um espaço cultural invejável. Alternativa inteligente e sustentável à espera de um empreendedor com visão de futuro.
inesquecíveis matinés nos domingos. A troca de gibis, a compra de balas com figurinhas na lojinha do Roque Paixão. Saudades do velho Coliseu, devemos preserva-lo, SIM.
ResponderExcluir