Espaços urbanos

Espaços urbanos
Temporal no Centro Histórico - foto Francisco Nöller

domingo, 13 de janeiro de 2019

Janeiros de curiosas coisas...


- Em 4 de janeiro de 1928, o jornal O Commercio noticiou que havia estado na cidade e em visita à redação, o capitão Alfredo Klotz, andarilho alemão que tinha perdido o pé e parte da perna esquerda em 1915, na I Grande Guerra. O curioso é que ele vinha percorrendo diversos países, sem muletas, com o auxílio de um aparelho ortopédico, graças ao qual caminhava com facilidade! Para provar que não estava faltando com a verdade, o andarilho apresentou no jornal vários documentos, estando em viagem desde 1.º de junho de 1923! Que aparelho seria este? Estava a divulgar uma invenção? A resposta não chegou aos nossos dias...

- Macróbia*: o jornal O Commercio, edição do dia 29 de janeiro de 1919, trouxe a necrologia de uma mulher de nome Frauzina de Oliveira, que chegou aos 110 anos de idade! Solteira, de filiação ignorada, a anciã morreu sem assistência médica, no 1.º distrito. Deixou seis filhos: Felisberto de Oliveira, Rufino Antonio de Oliveira, João Fagundes de Oliveira, Francisco de Oliveira, Maria Leonor de Oliveira e Vicente de Oliveira, todos devidamente registrados com seu nome. Duas proezas da D. Frauzina – a longevidade e a condição de solteira cheia de filhos, algo extremamente mal visto há 100 anos!
- O jornal Correio do Povo, de Porto Alegre, noticiou em 22 de janeiro de 1913, que o intendente de Cachoeira, Dr. Balthazar de Bem, havia contratado um especialista de Montevidéu para a macadamização e calçamento das ruas da cidade. A Cachoeira daqueles tempos vivia sob uma intensa cortina de pó no verão, consequência das ruas sem calçamento. O macadame era um tipo de pavimentação feita com pedras britadas, breu e areia, devidamente compactadas, processo inventado pelo engenheiro escocês John MacAdam em 1820.
O rolo compactador vindo de Montevidéu em trabalho na Rua Sete de Setembro
- Fototeca Museu Municipal

- O mesmo jornal Correio do Povo publicou no dia 1.º de janeiro de 1913, que no dia 31 de dezembro de 1912, às 7 horas da manhã, tinham seguido pela viação férrea, com destino a Cachoeira, oito índios adultos e quatro menores... O que esses silvícolas vieram fazer em Cachoeira?
- A tipografia do jornal Rio Grande, de Cachoeira, propagandeava em uma de suas edições do mês de janeiro de 1913, que imprimiam “em poucos minutos” convites para enterros. Garantiam impressão nítida e a preços módicos. Como se vê, vem de longe a tradição de anunciar os falecimentos em via pública na forma de “convites”.
- O Coliseu Cachoeirense anunciava na imprensa que tinha adquirido um aparelho cinematográfico movido à eletricidade e hidráulico, “evitando assim qualquer incêndio nos filmes”! (Jornal Rio Grande, 17/1/1915). Por esta novidade dá para perceber que o fogo muitas vezes literalmente dava cabo dos filmes!
Cinema Coliseu Cachoeirense - Praça José Bonifácio - Foto Benjamin Camozato

- Em janeiro de 1908, a cidade estava infestada de saltões** que tudo devastavam e contra os quais era improfícua qualquer ação. A Rua Sete de Setembro estava de tal forma tomada pelos bichos que à passagem das pessoas levantava uma nuvem quase intransponível de insetos! (Jornal Rio Grande, 12/1/1908). As mais diferentes fórmulas eram tentadas para acabar com a praga de gafanhotos, inclusive a esdrúxula compra, pela Intendência Municipal, de ovos destes insetos, tentando garantir assim a sua extinção! Confira em: https://arquivohistoricodecachoeiradosul.blogspot.com/2016/02/venda-de-ovos-de-gafanhotos.html


Limpeza de gafanhotos na Rua Júlio de Castilhos - Acervo Orlando Tischler


 *Macróbia: mulher longeva, de idade avançada.
**Saltões: insetos ortópteros, gafanhotos.

2 comentários: