Espaços urbanos

Espaços urbanos
Ponte do Fandango - foto Robispierre Giuliani

segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Série Lojas do Passado: José Dini & Cia.

José Dini - Monte Domecq (1916)

Da Toscana, Itália, para o Brasil. Este foi o caminho tomado pelo italiano Giuseppe Dini, natural de Castiglione di Garfagnana, em 1886. Contava 24 anos quando, depois de percorrer diversas cidades como mascate, estabeleceu-se em Cachoeira com comércio em 1890. No ano de 1914, admitiu como sócio o seu gerente, o uruguaio de ascendência italiana Julio Castagnino, com quem trabalhava desde 1910. 

A casa comercial de José Dini & Cia., como várias de sua época em Cachoeira, comercializava de tudo um pouco. Desde secos e molhados, louças, ferragens, produtos coloniais até gêneros e equipamentos importados. Com o fim da Primeira Grande Guerra, além dos produtos convencionais, passou a trabalhar com importação. Tornou-se, em 1919, agente de automóveis da fábrica italiana Fiat para Cachoeira, Caçapava e São Sepé. Incluiu no catálogo de gêneros as afamadas farinhas de trigo argentinas das marcas Sublime e Imperial. Mantinha também um depósito de fumo em corda.

Cartaz de propaganda da loja José Dini & Cia. - AHMCS

O endereço da José Dini & Cia. era a Rua 7 de Setembro, esquina com a Rua Major Ourique, rivalizando com outras que se localizavam na artéria principal da cidade, nas adjacências da Estação Ferroviária ou do Mercado Público.

Casa comercial de José Dini & Cia., à direita (década de 1920) - Coleção Claiton Nazar

Em 1912, quando a Intendência Municipal passou a comercializar terrenos para a abertura do Bairro Rio Branco, o italiano José Dini adquiriu um na recém-aberta Rua Comendador Fontoura, assim como Augusto Wilhelm, José Fernandes, Victor Menezes, Jeronymo Brandes, a viúva de José Müller, uma das suas concorrentes no ramo comercial, Odon Cavalcanti e João Neves da Fontoura.

Com a retirada espontânea de Julio Castagnino da sociedade em 1921, José Dini ainda seguiu com seu negócio até 1927, quando encerrou atividades.  

Além dos filhos Eugênio e Mansueto, que o auxiliavam na loja, José Dini era pai de João, Martin e Antônio. Seu falecimento, em Cachoeira, foi no dia 30 de dezembro de 1930.

Nenhum comentário:

Postar um comentário