Espaços urbanos

Espaços urbanos
Centro Histórico - foto Catiele Fortes

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Série Lojas do Passado: Sapataria de August Zimmer


Muitas fotografias da antiga Rua Sete de Setembro dão destaque para a esquina com a Rua Venâncio Aires, atual Presidente Vargas, local em que se encontravam dois marcos de referência daquele ponto da cidade: a Sapataria de August Zimmer, em um dos lados, onde hoje está a agência do Banco Itaú, e o Hotel Homrich (depois do Comércio), endereço agora ocupado por um posto de combustíveis.

Hotel Homrich e Sapataria de August Zimmer - Rua Sete de Setembro
Fotos: acervo do Museu Municipal

A Sapataria de August Zimmer, cuja entrada era feita pela Rua Sete de Setembro, produzia toda espécie de calçados, desde simples chinelos até as mais sofisticadas botinhas que eram a moda do início do século XX. Comercializava também calçados tanto de couro nacional como estrangeiro, segundo noticiava o jornal O Commercio nas edições de 1901.
August Zimmer veio de Agudo para Cachoeira no ano de 1894. Era natural do Rio de Janeiro, onde havia nascido 30 anos antes. Os pais vieram de Hessen, na Alemanha, por ocasião do incentivo à imigração alemã iniciada sistematicamente em 1824, fixando-se no Rio de Janeiro.
August Zimmer deixou muitos descendentes em Cachoeira, pois teve vários filhos que constituíram famílias conhecidas até hoje. Dentre estas famílias constam os Müller, os Godoy Ilha, os Homrich, os Cunha e os Pötter. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário