Espaços urbanos

Espaços urbanos
Temporal no Centro Histórico - foto Francisco Nöller

sábado, 7 de setembro de 2019

Uma casinha para nunca mais


A perda de um ícone da paisagem urbana é dolorosa. Mais dolorida é a constatação de que a insensibilidade do que tem valor intangível é ainda inatingível para muitos...

Casinha Scarparo - Foto Jornal do Povo

Apesar de não terem nenhuma proteção formal como patrimônio histórico, as Cinco Esquinas fazem parte da identidade visual da cidade e desenham um fluxo singular de construções e trânsito. E a marcar este quadrante estava a casinha em quinas ali plantada há, no mínimo, um século... Sua configuração arquitetônica, acompanhando os ângulos das esquinas, representava um traço cultural único e insubstituível.

Casinha em quinas - foto Renato F. Thomsen

Os tempos de hoje são urgentes. Os bólidos são mais importantes que as pessoas e suas tolas afetividades. E como eles, os bólidos, estamos sujeitos aos humores dos velozes e efêmeros tempos que vivemos. Nestes tempos não há espaço para saudosismos e memórias. Mas felizmente nem todos se quedam a estes tempos e lutam pelo que é permanente e imprescindível: a identidade cultural.

Demolição da casinha - 7/9/2019 - Facebook

Cinco esquinas 
encontraram-se hoje:
impotência, descalabro,
destruição, fatalidade
e a memória vilipendiada.

Poema do amigo Robson Alves Soares

7 comentários:

  1. A história não interessa aos governos

    ResponderExcluir
  2. Vergonha para Cachoeira, que parece estar sendo conduzida por gente sem qualquer noção de história, civilidade e arquitetura.

    ResponderExcluir
  3. uma pena que tenhamos que assistir tudo isso calados por que ninguem nos ouve !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles se sentem incomodados com nossa reação. E é preciso reagir, ainda que às vezes a gente não consiga sensibilizar estes indivíduos... Abraço.

      Excluir