Espaços urbanos

Espaços urbanos
Temporal no Centro Histórico - foto Francisco Nöller

terça-feira, 14 de junho de 2011

Ecos do nascimento da Princesa Isabel em Cachoeira

            A equipe do Arquivo Histórico, em seu ofício diário de vasculhar documentos da nossa história, garimpa preciosidades que não se restringem apenas ao ambiente local, mas que também registram as repercussões de fatos acontecidos bem longe da nossa Cachoeira. É o caso de um ofício remetido para a Câmara de Vereadores da Vila Nova de São João da Cachoeira pelos integrantes da Comissão encarregada pela mesma Câmara de levar as felicitações ao Imperador pelo nascimento da Princesa Isabel.

Ilustríssimos Senhores Presidente e Vereadores
da Câmara Municipal da Vila de São João da Cachoeira

 “Ilustríssimos Senhores. Temos a honra de acusar o recebimento do ofício que Vs.Sªs. nos dirigiram com a data de 19 de outubro do corrente ano, participando-nos que a Câmara Municipal de que Vs.Sªs. são dignos Membros resolvera em sessão daquele dia nomear-nos para felicitar a S. M. o Imperador pelo Nascimento da Sereníssima Princesa a Senhora D. Isabel, exprimindo os sentimentos de júbilo e entusiasmo que este fausto acontecimento excitara na Câmara e nos habitantes do Município.
         Cumprindo-nos agradecer a Vs.Sªs. com o maior reconhecimento a escolha que de nós fizeram para uma comissão tão honrosa, como grata aos nossos corações, nós nos apressamos a transmitir a Vs.Sªs. na Gazeta oficial junto o discurso que recitamos a S. M. o Imperador e que o Mesmo Augusto Senhor acolheu com Benevolência.
         Muito folgaremos que a maneira porque desempenhamos esta comissão mereça a aprovação de Vs.Sªs., a quem ainda uma vez reiteramos as expressões de nossa gratidão.
         Deus guarde a Vs.Sªs. muitos anos. Rio de Janeiro, em 19 de Dezembro de 1846.

(assinam) Manoel Pereira da (ilegível)
                   José Martins d’Alm Jobim
                   Antonio Paulino Limpo de Abreu



Nenhum comentário:

Postar um comentário