Espaços urbanos

Espaços urbanos
Temporal no Centro Histórico - foto Francisco Nöller

terça-feira, 14 de junho de 2011

Cachoeira vista por jornal carioca em 1935

      O jornal carioca A Nação, em sua edição de 23 de novembro de 1935, publicou, “encimada por uma fotografia da Rua Sete de Setembro”, a seguinte reportagem sobre Cachoeira:
Rua 7 de Setembro - acervo Museu Municipal

Cachoeira é a terra do arroz e do fumo em rama e logo que se aproxima da cidade o forasteiro já avista ao longe as grandes chaminés fumegando, pertencentes aos grandes engenhos de arroz. A cidade tem dois lados, a cidade baixa e o alto. Da gare da Viação Férrea já se avista a beleza da cidade com ruas bem alinhadas e limpas.
Largo do Colombo - ao fundo a Estação e os engenhos
- acervo Museu Municipal

      Logo na entrada da cidade, aprecia-se o majestoso edifício do Banco do Brasil. (...) As ruas em geral são calçadas a paralelepípedos. A cidade possui água e esgotos. O seu comércio é vasto e com casas fortes.
Largo do Colombo - à direita o Banco do Brasil
- acervo Museu Municipal

      O estado sanitário da cidade é bom. Em 1934 os óbitos foram de 587 e os nascimentos 3.164.
      O cachoeirense é muito dado e amável. (...) Há franca atividade na exportação de arroz, fumo, banha, couros e lã. (...) Existem no município várias plantações de arroz, destacando-se a bem aparelhada Empresa Agrícola do Cedro. O arroz é seco, sistema do café e do cacau, ao sol e mexido várias vezes e horas.
      A produção do arroz anual é de um milhão de sacos. A área plantada é de 18.260 hectares (...).  A pecuária é grande e possui 608.440 cabeças entre tudo - vacuns, cavalares, muares, bovino, caprino e suíno.
      O número de engenhos é de seis, muito bem montados.
      Existem três jornais – Jornal do Povo, bissemanal, O Comércio e Cachoeira Jornal, semanários. O mais antigo, com 34 anos de existência, é O Comércio. O de maior tiragem é o Jornal do Povo.
      A cidade possui três praças, sendo as melhores a Praça Dr. Balthazar de Bem, que fica em frente à Prefeitura, e a Praça José Bonifácio, que fica no meio da cidade.

Praça José Bonifácio - acervo Museu Municipal
      Os clubes recreativos são em número de quinze. Os próprios municipais são o Mercado  e a Escola de Agronomia.


Antiga Escola de Agronomia - acervo COMPAHC
      A população é de 99 mil almas.
      A gare da Estação Férrea é um bom prédio e espaçoso.

Gare da Estação Ferroviária - acervo Museu Municipal
      (...)
      A instrução é extraordinária. Existem 134 escolas municipais e um grupo escolar noturno.
      O povo desta cidade está em franca atividade para erguer uma estátua ao prócer farroupilha que foi Antônio Vicente da Fontoura.


  Fonte: Jornal O Comércio, 13/2/1936
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário