O Bairro Rio Branco, que neste ano de 2012 completa 100 anos de abertura, teve iniciado o calçamento de suas ruas em fevereiro do ano de 1927.
Obras de calçamento na Rua Ernesto Alves |
Juntamente com as obras de calçamento do bairro, houve a colocação de canteiros centrais arborizados e de postes de luz com candelabros artísticos e globos opacos pelas ruas, aspectos que, em sua maioria, até hoje se mantêm.
Assentamento de canteiros |
O calçamento foi feito com pedras irregulares e calhas de paralelepípedos no prolongamento da Rua 1.º de Março (atual Liberato Salzano V. da Cunha) e que no bairro tomou o nome de Rua Isidoro Neves, quadras entre Venâncio Aires (atual Presidente Vargas) e Ernesto Alves. Pelo eixo de todas as ruas do bairro foram construídos refúgios arborizados e gramados com 1,20 m por dois metros de largura, com arborização pela beira e iluminação pelo centro da rua.
Rua Isidoro Neves |
Em todos os terrenos baldios foram assentadas as canalizações de águas e esgotos para os futuros prédios, bem como em todos os cruzamentos de ruas seriam instalados hidrantes para o serviço de extinção de incêndios e irrigação das ruas.
Rua Presidente Vargas |
Como podemos depreender das informações contidas nas edições do jornal O Comércio daquele fevereiro de 1927, o Bairro Rio Branco, o primeiro bairro planejado da cidade, não à toa constitui-se recanto dos mais bem cuidados de Cachoeira do Sul desde os seus primeiros tempos, o que se deve grandemente ao esforço de planejamento.
Imagens: Arquivo particular Família Gressler
Nenhum comentário:
Postar um comentário