Espaços urbanos

Espaços urbanos
Temporal no Centro Histórico - foto Francisco Nöller

domingo, 28 de abril de 2013

Aula de Meninas

No dia 27 de abril de 1848, a Câmara Municipal autorizou o funcionamento de uma aula para meninas na casa de Manoel José Pereira da Silva, localizada na então Rua da Igreja, hoje Moron, sendo nomeada como professora a nora do proprietário, Ana Francisca Rodrigues Pereira.

Aula de Meninas - Imagem www.defender.org.br

A professora Ana Francisca entrou para a história de Cachoeira como a primeira profissional do magistério a ser empregada pelas autoridades municipais. Dela pouco se sabe, exceto que havia sido aprovada por exame em 22 de outubro de 1838, logo depois da Câmara Municipal ter recebido ofício do Ministro da Fazenda e do Interior mandando criar escolas públicas pelo método de Lancaster (ensino mútuo). O seu ordenado anual era de 600.000 réis.
Filha de João Batista Rodrigues, Ana Francisca era casada com Antônio Pereira da Silva, que foi vereador da Câmara Municipal de 1853 a 1856.  Conseguiu-se comprovar que o casal teve um filha chamada Ernestina, casada com o Major João Propício da Fontoura,  filho de Antônio Vicente da Fontoura e Clarinda Francisca Porto.
A biografia da professora Ana Francisca Rodrigues Pereira ainda está em aberto, ou seja, no aguardo de outras informações que possam trazê-la ao conhecimento dos nossos dias, afinal foi ela a primeira professora pública de Cachoeira.

Prédio da Aula de Meninas nos dias de hoje
- imagem www.defender.org.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário