Espaços urbanos

Espaços urbanos
Temporal no Centro Histórico - foto Francisco Nöller

domingo, 19 de maio de 2013

Revolução de 1923 - 90 anos


        Há 90 anos o Rio Grande do Sul vivia mais uma de suas históricas revoluções. Personagem central, Borges de Medeiros despertava em segmento importante da sociedade gaúcha a indignação pela permanência prolongada e quase absoluta no poder. No outro lado, o personagem principal era Joaquim Francisco de Assis Brasil, estancieiro e intelectual que pretendia interromper a trajetória de Borges de Medeiros à frente do governo do Estado.


            Durante todo o ano de 1923, ou quase todo, pois o movimento durou 11 meses, os partidários de Borges de Medeiros, os chimangos, e os partidários de Assis Brasil, os maragatos, pegaram em armas, convulsionando o Rio Grande do Sul e espalhando a insegurança e o medo.

Joaquim Francisco de Assis Brasil

            Três figuras ímpares daqueles tempos despontaram no movimento, cada um de uma forma, mas todos significativos à luz desses 90 anos: Honório Lemes, o Leão do Caverá, Benjamin Camozato, que registrou a revolução em filme, e Felippe Nery Portinho. O primeiro e o terceiro, filhos da terra, e o segundo, com raízes fincadas na cidade desde o início do século XX. Cada um deles merece um capítulo exclusivo nesta história.

Gal. Felippe N. Portinho
- imagem cedida por Coralio B. P. Cabeda


Honório Lemes
Dr. Benjamin Camozato




Um comentário: