Espaços urbanos

Espaços urbanos
Temporal no Centro Histórico - foto Francisco Nöller

domingo, 12 de maio de 2013

O porto de Cachoeira


    Nestes dias, quando mais uma vez a utilização do porto de Cachoeira é levantada, lembramos do porto antigo que havia na descida da Moron e que por mais de um século foi decisivo para o escoamento da produção, para o recebimento de mercadorias vindas de outras cidades e para o transporte de passageiros.
      No distante ano de 1843, teve início a navegação entre Rio Pardo e Cachoeira, sendo os pioneiros nesse serviço Antonio Kussmann e Nicolau Faller, mas ainda não havia um porto organizado. Quatro anos após, o Presidente da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul aprovou a obra de calçamento da rampa do porto, sendo encarregada da administração do serviço a Câmara Municipal da Cachoeira. A rampa foi concluída somente em 1856.

Porto no rio Jacuí, vendo-se as pedras da rampa
- fototeca do Museu Municipal

     Quem quiser fazer um passeio pela história ainda encontrará na margem do rio, descendo a Moron, as pedras da rampa do antigo porto, testemunhas da história de embarque e desembarque de pessoas e mercadorias, elementos de uma época em que não dependíamos exclusivamente do transporte rodoviário. Havia, isto sim, uma bem explorada malha ferroviária e hidroviária. Evolução ou involução?

Descida da Rua Moron - foto Claiton Nazar

Nenhum comentário:

Postar um comentário