Espaços urbanos

Espaços urbanos
Ponte do Fandango - foto Mireila Moro

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Maio na nossa história

Maio é um mês de muitos acontecimentos na nossa história. Alguns desses acontecimentos foram suficientemente significativos para a cidade, promovendo mudanças importantes na vida econômica, cultural, educacional, social e política:

- 1.º de maio de 1879: fundação do CACHOEIRENSE, primeiro jornal de que se tem notícia na história de Cachoeira, pelo tipógrafo Amaro José Lisboa. O diretor era Bento Porto da Fontoura, filho do Comendador Antônio Vicente da Fontoura.
- 4 de maio de 1850: entrega da primeira planta (mapa) e cadastro da Vila pelo engenheiro João Martinho Buff à Câmara Municipal.

Primeira planta da Vila - 1850 - autor João Martinho Buff
- acervo do Museu Municipal

- 5 de maio de 1919: instalação da agência do Banco do Brasil em Cachoeira, a 42.ª do Brasil, o que atesta a importância da cidade no cenário econômico do país. Localizava-se na Rua 24 de Maio, hoje Dr. Sílvio Scopel, e o primeiro gerente foi Gabriel do Amaral Alves.
- 8 de maio de 1865: entrega do Paço Municipal à Câmara.

Paço Municipal - foto Claiton Nazar

- 15 de maio de 1968: inauguração da Fonte das Águas Dançantes Artibano Savi, na Praça José Bonifácio.

Fonte das Águas Dançantes - foto Jorge Ritter

- 18 de maio de 1911: inauguração da primeira agência bancária de Cachoeira, do Banco da Província, na Rua Sete de Setembro, esquina General Portinho. O primeiro gerente foi Mário de Lima Santos.

1.ª agência do Banco da Província - Rua Sete de Setembro
- fototeca do Museu Municipal

- 18 de maio de 1968: abertura da II FENARROZ, com inauguração do pavilhão de exposições.
- 20 de maio de 1972: inauguração do Ginásio de Esportes D. Pedro I, durante a realização da III FENARROZ.
- 22 de maio de 1929: fundação da Escola Complementar de Cachoeira, hoje Instituto Estadual de Educação Dr. João Neves da Fontoura, que funcionava junto à Escola Elementar Antônio Vicente da Fontoura.
- 22 de maio de 1965: instalação da 24.ª Delegacia Regional de Ensino, hoje 24.ª Coordenadoria Regional de Educação, sendo a professora Lucy Magoga Müller a primeira delegada.
- 26 de maio de 1930: início de funcionamento do Grupo Escolar Alto dos Loretos, hoje Escola Estadual de Ensino Fundamental Cândida Fortes Brandão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário