Espaços urbanos

Espaços urbanos
Centro Histórico - foto Eduardo Schroeder

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Série: Cachoeira Futebol Clube - 1914 - 2014

Em 2014, mais precisamente no dia 24 de fevereiro, o Cachoeira Futebol Clube completará seu centenário de fundação.


Por uma triste coincidência, o Arquivo Histórico do Município não dispõe dos exemplares do ano de 1914 dos dois jornais que circulavam na época, O Comercio (1900-1966) e Rio Grande (1904-1915), que certamente traziam notícias dos primeiros movimentos do grupo de jovens que fundaram o Cachoeira Foot-Ball Club. Quando as coleções destes dois jornais foram doadas, já não traziam os volumes correspondentes...
Mas em 1913 é possível ver publicações esparsas sobre a movimentação em torno do novo esporte do foot-ball, trazido a Cachoeira pelos ingleses da Charqueada do Paredão.
O Rio Grande, edição de 24 de julho de 1913, em sua página 3, traz a seguinte notícia:
“Domingo à tarde continuaram os ensaios de futebol no Bairro Rio Branco. Sabemos que será fundada definitivamente uma sociedade desse gênero logo que certo número apreenda as regras do jogo. À frente dos entusiastas do futebol está o Sr. Arno Trommer.”
Como se pode ver, o futebol tratava-se de novidade e dominar as suas regras era um desafio!
Os “ensaios”, como a reportagem sugere, eram feitos em campo localizado no Bairro Rio Branco, onde depois o empresário Reynaldo Roesch ergueu sua casa, na Rua Ernesto Alves, hoje sede da Cervejaria Heilige.

Campo de futebol do Bairro Rio Branco - fototeca Museu Municipal

Quanto ao “entusiasta” Arno Trommer, sabe-se que dominou as regras do futebol e veio a tornar-se um dos seus adeptos mais apaixonados, defendendo como goleiro aguerrido as boladas dos adversários do Cachoeira Futebol Clube.


Foto publicada no Grande Álbum de Cachoeira - de Benjamin Camozato (1922)
- Ao centro, à frente, Arno Trommer



Nenhum comentário:

Postar um comentário