No dia 18 de novembro de 1921 chegaram a Cachoeira os primeiros padres redentoristas. Vinham com o objetivo de fundar um convento para formação de religiosos e uma capela.
Quando chegaram, os padres foram morar em uma pequena casa próxima da Capela de São José, defronte ao Cemitério Municipal. Depois passaram residir no Império, salão próximo à Igreja Matriz, local de realização das festas do Divino Espírito Santo.
Logo na chegada, os padres se dedicaram à procura de local onde instalar o convento. Escolheram um terreno alagadiço no Bairro Fialho, atual Bairro Santo Antônio, oferecido pela proprietária Antoninha Fialho, com a condição de que a capela recebesse a invocação de Santo Antônio.
Em agosto de 1927 foi inaugurado o convento e na sua sala mais ampla instalada a primitiva capela de Santo Antônio. Seis anos após, foi lançada a pedra fundamental da igreja, executada a partir de projeto de José Lutzenberger. A inauguração, em outubro de 1937, se deu mesmo com a igreja ainda não totalmente acabada.
Em 1957 foi criada a Paróquia de Santo Antônio, permanecendo sob o comando dos padres redentoristas até novembro de 1994.
Projeto do interior da Igreja Santo Antônio - autor: José Lutzenberger |
Vista parcial da Igreja - acervo COMPAHC |
Nenhum comentário:
Postar um comentário