Espaços urbanos

Espaços urbanos
Ponte do Fandango - foto Robispierre Giuliani

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Novembro de 1857: chegada dos primeiros imigrantes alemães à Colônia Santo Ângelo

        No começo de novembro de 1857, alguns falam no dia 1.º, outros no dia 5, aconteceu o desembarque dos primeiros imigrantes alemães destinados para a Colônia Santo Ângelo, assentada em matos devolutos entre o Rincão do Paraíso e o Cerro Agudo, local escolhido pela comissão formada pela Câmara de Cachoeira para tal fim. A destinação de colonos foi a alternativa encontrada pelo Governo Imperial para a ocupação e o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul.
Planta da Colônia Santo Ângelo

        O grupo de primeiros imigrantes destinados à colônia de Cachoeira era proveniente da região da Pomerânia e partiu do porto de Hamburgo, desembarcando no porto de Rio Grande. De lá seguiu para Porto Alegre, de onde o vapor fluvial D. Pedro partiu conduzindo-o pelo rio Jacuí até Cerro Chato.
        Compunham o primeiro grupo as famílias de Franz Pötter, August Pötter, Julius Neujahr, Daniel Fiess, Wilhelm Holz e Peter Finger.
        A segunda leva de imigrantes chegou alguns dias depois, mais precisamente em 25 de novembro, e era composta por doze famílias: Roggenbach, Bartz, Streeck, Fenner, Leusin, Wilke, Roos, Laasch, Ritter, Seubert, Becker, Graffunder e mais o solteiro Hermann Raatz.
        A terceira leva, trazida pelo Barão von Kalden, era composta por brummers, alemães contratados pelo Governo Imperial para atuarem na guerra do Brasil contra o ditador argentino Rosas. Von Kalden era também um integrante desta legião e o acompanhavam August Brendler, Heinrich Haidmann, Wilhelm Köhn, Heinrich Eckert, Karl Koblens, Karl Homrich, Heinrich Ehlers, Wilhelm Buckow, Luiz Berger e Luiz Zimmermann.
        Os imigrantes alemães dedicaram-se primeiramente à agricultura. Deram um impulso imenso ao progresso de nosso município. A Colônia Santo Ângelo acabou constituindo distritos coloniais imprescindíveis à economia cachoeirense, notadamente produtores do arroz que teve grande desenvolvimento com o concurso do trabalho dos colonos. Estes distritos acabaram se emancipando de Cachoeira do Sul e hoje são municípios jovens e pujantes: Agudo, Novo Cabrais, Paraíso do Sul e Cerro Branco.

5 comentários:

  1. Que pena! O projeto parou?
    Tem tanta historia oculta. No meu caso, por exemplo, não consigo levantar a historia dos meus ascendentes. Ainda não temos uma historia da imigração abrangente e confiavel

    ResponderExcluir
  2. Ola boa noite procuro meus ancestrais familia hengler

    ResponderExcluir
  3. Será que conseguimos uma lista desses imigrantes?
    Tenho muito interesse na Linha Neri

    ResponderExcluir
  4. No acervo do Arquivo Histórico de Cachoeira do Sul há listagem de alguns moradores compreendidos na linha Nery. Telefone do Arquivo: 37246006.

    ResponderExcluir