Espaços urbanos

Espaços urbanos
Temporal no Centro Histórico - foto Francisco Nöller

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Primeiro velocípede a circular em Cachoeira

         Em 8 de fevereiro de 1896 um sujeito conhecido em Cachoeira como “Pedro Faz Tudo”, cujo nome de batismo era Pedro Fortunato Batista Alegri, de nacionalidade italiana, transitou pelas ruas poeirentas de então com um velocípede, sendo o primeiro registro de uso deste equipamento, hoje conhecido genericamente como bicicleta, em nosso Município.
         A experiência despertou o interesse de muitos, como prova a história, pois em 14 de janeiro de 1900 foi inaugurada uma pista de ciclistas e, em 10 de junho de 1900, fundado o Clube Ciclista Cachoeirense, tendo como presidente José de Oliveira, vice Pedro Soares, 1º secretário Afonso Fonseca, 2º Ernesto Moreira e tesoureiro Albino Pohlmann.
Ciclistas do passado... - fototeca do Museu Municipal

         Atualmente um movimento tem ganhado a mídia e a atenção das pessoas. Trata-se do Cicloativado, composto por pessoas das mais variadas idades que incentivam o hábito salutar de circular de bicicleta, colaborando para a redução da emissão de poluentes das descargas dos automóveis, para desobstruir o trânsito caótico da cidade e para reduzir os altos índices de sedentarismo da população.


Um comentário: