Espaços urbanos

Espaços urbanos
Igreja Santo Antônio - foto Mário H. Kämpf

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Clube Comercial - 88 anos de fundação

        O Clube Comercial Cachoeirense, hoje apenas conhecido por Clube Comercial, foi fundado em 15 de junho de 1924, no Salão do Clube Renascença (prédio da antiga União de Moços Católicos), tendo na presidência José Carlos Barbosa, que depois seria Intendente de Cachoeira de 1928 a 1930.


Prédio da antiga União de Moços Católicos - arquivo COMPAHC

        A história registra a existência de um Clube Comercial anterior ao Clube Comercial Cachoeirense, fundado em 1899. Em 1902, com a fusão de dois outros clubes, o Cachoeirense  e o Caixeiral, a nova agremiação passou a denominar-se Clube Comercial.

Em 6 de julho de 1924, o Clube Comercial Cachoeirense foi instalado na casa construída pelo Dr. Balthazar de Bem, na Rua 7 de Setembro, hoje Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha. Pelas características do prédio, sem espaço para prática de esportes ao ar livre, o clube promovia, além de bailes, atividades específicas como competições de xadrez e horas de arte.

Antiga sede do Clube Comercial
- foto Antônio Albino Maciel
Em setembro de 1957 foi inaugurada a sede própria do já então aristocrático Clube Comercial Cachoeirense, edifício próprio construído na esquina da Rua 7 de Setembro com General Portinho. Este prédio inaugurou em Cachoeira características de um estilo arquitetônico que começava a se impor no Brasil: o modernista.


Clube Comercial



Nenhum comentário:

Postar um comentário