Espaços urbanos

Espaços urbanos
Centro Histórico - foto Eduardo Schroeder

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Olímpio Leal - primeiro intendente de Cachoeira


             Olímpio Coelho Leal, de tradicional família, nasceu em Cachoeira no dia 28 de maio de 1859. Quis o destino que o filho que nasceu no ano em que a terra natal ganhou o foro de cidade também fosse o seu primeiro mandatário depois da proclamação da República. Assim, em 8 de setembro de 1892, Olímpio foi empossado intendente de Cachoeira, o primeiro de uma sucessão de homens que foram os responsáveis pela administração do município em um período histórico que introduziu o regime republicano e se estendeu até 1930, quando os mandatários passaram a ser designados como prefeitos e as intendências passaram a ser as prefeituras.

Olímpio Coelho Leal - fototeca Museu Municipal

            Olímpio Leal, hoje lembrado por uma rua da cidade, era filho de José Custódio Coelho Leal e Heduviges Falcão Leal. Farmacêutico de profissão e proprietário da Farmácia Leal, na Rua Sete de Setembro, casou-se com Cândida Pessoa, com quem teve três filhos: João de Deus, Maria e Edith.
            Antes de ser nomeado intendente, Olímpio havia sido delegado de polícia. Sua passagem pela Intendência foi rápida, de setembro a dezembro de 1892. Nesse curto período, foi promulgada nossa primeira Lei Orgânica.
            Em outubro de 1917, vendeu a casa onde morava, herança do pai, na Rua Sete de Setembro, para o Clube Renascença. Oito anos depois, a casa foi vendida para a União de Moços Católicos, sendo até hoje identificada por este nome.

Clube Renascença - antiga residência da família Leal - Rua 7 de Setembro
- fototeca Museu Municipal

            A existência de Olímpio Coelho Leal cessou no dia 10 de dezembro de 1936, quando ele contava 77 anos.

3 comentários:

  1. muito legal...casa de meu bisavô Olimpio Coelho Leal.
    obrigado

    ResponderExcluir
  2. Olímpio Coelho Leal casou-se com Candida Pessoa que era irmã do General Pantaleão Pessoa, que foi Ministro no Governo do Presidente Getúlio Vargas. Pantaleão Pessoa também era natural de Cachoeira do Sul. O filho de Olimpio Coelho Leal após grande carreira militar alcançou o posto militar Marechal João de Deus Pessoa Leal. Seu ultimo posto foi servido em Cachoeira do Sul. Nesta época, duas filhas de seus seis filhos casaram com filhos do Município . Dr. Geraldo Salzano e Francisco Máximo da Silveira.. A descendência do Dr. Geraldo Salzano ,esposa Celia Leal Salzano ,ainda residem em Cachoeira do Sul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Eliana. E a Célia Leal Salzano é muito interessada na história familiar e já nos auxiliou em questões relacionadas ao tema. Obrigada por acompanhar o blog.
      Mirian Ritzel

      Excluir