Espaços urbanos

Espaços urbanos
Centro Histórico - foto Catiele Fortes

domingo, 16 de setembro de 2012

Colégio Imaculada Conceição - final da história de 91 anos


               Foi com tristeza e apreensão que a comunidade cachoeirense recebeu a notícia do encerramento das atividades do Colégio Imaculada Conceição sob a direção da Congregação de Santa Catarina.

Alteroso conjunto do Colégio no Bairro Santo Antônio
- imagem do site do CIC

                As freiras da Congregação já estavam em Cachoeira desde 1919, atuando no Hospital. Em 1921 estenderam sua ação para a área educacional, quando fundaram o Colégio Imaculada Conceição, inicialmente instalado no prédio onde hoje está o Colégio Marista Roque. Em 1927 a Congregação deu início à construção do prédio principal no Bairro Santo Antônio. Em 1961 o prédio do Ginásio Imaculada Conceição completou o conjunto que embeleza e orgulha o bairro, formando com a Igreja Santo Antônio um indiscutível sítio de valor arquitetônico ímpar.

Colégio Imaculada Conceição - fototeca Museu Municipal

                Que os próximos administradores do tradicional educandário saibam dar continuidade aos propósitos educacionais firmados com a comunidade cachoeirense pelas discípulas da Madre Regina Protmann e que respeitem este patrimônio histórico-cultural que é tão caro para Cachoeira do Sul.

3 comentários:

  1. Para nós cachoeirenses é uma dádiva poder contar com essa fonte de informação chamada Mirian. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de destacar que, atualmente o prédio está ocupado pelo Colégio Totem e não o Marista Roque.

    ResponderExcluir
  3. Mônica, a citação ao Marista refere-se à chegada das irmãs de Santa Catarina a Cachoeira, quando então ocuparam instalações que depois foram dos maristas, chegados 10 anos mais tarde.

    ResponderExcluir