Espaços urbanos

Espaços urbanos
Centro Histórico - foto Catiele Fortes

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Necrologia de Fábio Leitão

A edição de 19 de novembro de 1924 do jornal O Commercio, em sua página dois, traz a necrologia de Fábio Alves Leitão, reproduzida abaixo:

Página 2 do Jornal O Commercio, 19/11/1924
- acervo Arquivo Histórico
Quinta-feira última foi trazido para esta cidade e sepultado à tarde do mesmo dia, no Cemitério Municipal, o corpo do finado Fábio Alves Leitão, que foi, durante a existência dessa folha, diretor-gerente d'A Palavra, jornal que desde alguns meses suspendeu a sua publicação.

O extinto contava 36 anos de idade e era casado com a exma. senhora D. Maria Estellita Oliveira Leitão, deixando desse matrimônio quatro filhos: Nelly, com cinco anos, Paulo, com quatro, Virgínia, com um ano e meio, e João, com cinco meses.

Como dissemos na edição anterior, o extinto pereceu no combate travado no Barro Vermelho, fato que deu-se às 11 horas da manhã de 10 do corrente, quando o Sr. Fábio combatia, fardado de sargento, ao lado das praças e inferiores do 3.º Batalhão de Engenharia desta cidade, que fizeram um levante militar.

Um fuzil-metralhadora produziu-lhe uma série de ferimentos muito juntos, no abdômen, causando-lhe a morte.

Sepultado no campo, junto ao cemitério do Barro Vermelho, dali foi desenterrado e conduzido para esta cidade, onde esteve muito concorrido o sepultamento de seus despojos mortais, notando-se muitas coroas sobre o esquife.

2 comentários:

  1. Muito obrigada por mostrar uma parte da história de meu avô.
    Como faço para mandar imagens de um jornal de 1944 de Cachoeira para vocês?

    Abraços
    Elenara

    ResponderExcluir
  2. Oi, Elenara. Obrigada por acompanhar o blog. Teu avô foi um personagem muito interessante da nossa história, porém muito pouco conhecido. Eu gostaria, inclusive, de obter maiores dados sobre a sua personalidade e vida.
    Quanto à imagem de 1944, podes escanear e enviar para o meu e-mail mirianritzel@gmail.com ou para o arquivohistorico@cachoeiradosul.rs.gov.br
    Abraço.

    ResponderExcluir