Espaços urbanos

Espaços urbanos
Inverno em Cachoeira - foto Mateus Rosada

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Friedrich, a Fábrica de Trilhadeiras

Adolfo Moritz Friedrich e o filho Alvino, oriundos de Trombudo, onde haviam fundado uma fábrica de trilhadeiras, transferiram o negócio para Cachoeira, estabelecendo-se, em 1949, na Vila Marina. Construíram a residência da família e o pavilhão da fábrica que começou a funcionar em 1950, empreendimento que fez crescer o hoje denominado Bairro Marina.

As primeiras trilhadeiras produzidas ainda em Trombudo eram feitas em madeira e os operários da fábrica constituíam-se basicamente de marceneiros, ferreiros e pintores. Algumas peças que compunham a trilhadeira eram verdadeiras obras de arte, como “móveis de decoração”, segundo depoimento de João Carlos Ferreira, um dos últimos funcionários a deixar a fábrica quando ela encerrou suas atividades na década de 1980.

A Friedrich chegou a exportar dezenas de unidades de suas trilhadeiras, além de abastecer largamente o mercado interno.

Alvino Friedrich, apreciador da arte da fotografia, costumava registrar o processo de fabricação e as trilhadeiras em ação nas lavouras. São de sua autoria também as primeiras fotos coloridas feitas em Cachoeira, tiradas durante a Festa do Trigo em 1956. Sua filha Marlene Renate Friedrich Lüdtke doou uma bela coleção das fotografias do pai ao Museu Municipal.

Trilhadeira Friedrich em ação - acervo Museu Municipal
Autor: Alvino Friedrich
Doação: Marlene R. Friedrich Lüdtke


A. Moritz Friedrich observa o trabalho da trilhadeira
- acervo Museu Municipal
Autor: Alvino Friedrich
Doação: Marlene R. Friedrich Lüdtke


Operários da Fábrica de Trilhadeiras Friedrich
- acervo Museu Municipal
Autor: Alvino Friedrich
Doação: Marlene R. Friedrich Lüdtke

Nenhum comentário:

Postar um comentário