Espaços urbanos

Espaços urbanos
Ponte do Fandango - foto Robispierre Giuliani

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Friedrich, a Fábrica de Trilhadeiras

Adolfo Moritz Friedrich e o filho Alvino, oriundos de Trombudo, onde haviam fundado uma fábrica de trilhadeiras, transferiram o negócio para Cachoeira, estabelecendo-se, em 1949, na Vila Marina. Construíram a residência da família e o pavilhão da fábrica que começou a funcionar em 1950, empreendimento que fez crescer o hoje denominado Bairro Marina.

As primeiras trilhadeiras produzidas ainda em Trombudo eram feitas em madeira e os operários da fábrica constituíam-se basicamente de marceneiros, ferreiros e pintores. Algumas peças que compunham a trilhadeira eram verdadeiras obras de arte, como “móveis de decoração”, segundo depoimento de João Carlos Ferreira, um dos últimos funcionários a deixar a fábrica quando ela encerrou suas atividades na década de 1980.

A Friedrich chegou a exportar dezenas de unidades de suas trilhadeiras, além de abastecer largamente o mercado interno.

Alvino Friedrich, apreciador da arte da fotografia, costumava registrar o processo de fabricação e as trilhadeiras em ação nas lavouras. São de sua autoria também as primeiras fotos coloridas feitas em Cachoeira, tiradas durante a Festa do Trigo em 1956. Sua filha Marlene Renate Friedrich Lüdtke doou uma bela coleção das fotografias do pai ao Museu Municipal.

Trilhadeira Friedrich em ação - acervo Museu Municipal
Autor: Alvino Friedrich
Doação: Marlene R. Friedrich Lüdtke


A. Moritz Friedrich observa o trabalho da trilhadeira
- acervo Museu Municipal
Autor: Alvino Friedrich
Doação: Marlene R. Friedrich Lüdtke


Operários da Fábrica de Trilhadeiras Friedrich
- acervo Museu Municipal
Autor: Alvino Friedrich
Doação: Marlene R. Friedrich Lüdtke

6 comentários:

  1. Nos anos 6.meu pai - Taltibio Araujo - e outros arrozeiros da Pertille tinham a sua trilhadeira Friedrich.
    No Youtube há um vídeo postado pela Irene Vanda Friedrich feito na fábrica, creio que ainda nos anos 50.

    ResponderExcluir
  2. Nos hanos 70 meu pai comprou uma trilhadeira dessa eu tinhauns 15 hanos e eu e meu irmao nós saimos sempre de madrugada paratrilhar milho feijão arrosnos moravamos na roça nos chega de trilhr 1.200 sacos de 60 k.pordia nos trabalhamos ums 5 hanos co essa maquina ganhamos muito dinheiro d tenho saudade desse tenpo queria se alguém mandase uma foto dela

    ResponderExcluir
  3. Alguém pode me informar o peso de uma trilhadeira número 2 dessa com rodas de ferro

    ResponderExcluir
  4. Nos anos 60 um tio de nome Avelino José Cassol tinha uma fábrica de Trilhadeiras deste tipo em Dona Francisca, hoje município e que na época pertencia a Cachoeira do Sul. Peroduzia sob encomenda. Fabricou uma para meu pai que utilizou por muitos anos em Alegrete na colheita de arroz. Era uma trilhadeira grande. Chegamos a colher 20.000 sacas de arroz numa safra.

    ResponderExcluir