Espaços urbanos

Espaços urbanos
Centro Histórico - foto Catiele Fortes

sábado, 31 de março de 2012

Série Lojas do Passado: Agência Bromberg

A Agência Bromberg foi instalada em Cachoeira no ano de 1912, como filial de Porto Alegre, ocupando espaçoso edifício próprio, construído na Rua Saldanha Marinho, 120, esquina Rua Sete de Abril (atual Dr. Milan Kras). O endereço é hoje ocupado por filial do Supermercado Tischler.

Dentre os produtos oferecidos pela Agência Bromberg no ano de sua inauguração estavam os automóveis da marca Humber, comercializados ao preço de seis contos e quinhentos réis. Um dos primeiros compradores foi Albino Pohlmann que empregou o automóvel no transporte de passageiros.
No final da década de 1920 a agência passou para a denominação de Bromberg & Cia., passando na década de 1930 para Bromberg S.A. O ramo da empresa era o comércio, importação e exportação, compra e venda, representações, consignações de ferragens, máquinas e acessórios.
Ao lado da Bromberg foi instalada, em 21 de março de 1927, a primeira bomba de gasolina de Cachoeira, da marca Atlantic.


21/3/1927 - inauguração da 1.ª bomba de gasolina de Cachoeira
junto à Agência Bromberg - fototeca Museu Municipal
Em 27 de dezembro de 1932 foi inaugurado, no vasto prédio que havia sido da Agência Bromberg, na Rua Saldanha Marinho, o Cachoeira Rink Club.

Nenhum comentário:

Postar um comentário