Nestes tempos de discussão sobre democracia e outras tantas formas de exercício do poder, vem à lembrança um monumento que foi erguido na Praça Dr. Balthazar de Bem, cujo destino se perdeu, restando no local apenas vestígios que podem ou não ser dele.
Mandado colocar pela Prefeitura Municipal na parte Sul da Praça Dr. Balthazar de Bem, o monumento foi inaugurado durante a Semana da Democracia de 1962.
No dia 27 de novembro de 1962, às 8 horas da manhã, o padre Orlando Geraldo Penna celebrou uma missa solene na Igreja Matriz para encerramento da Semana da Democracia, quando saudou a memória dos oficiais e praças do Exército sacrificados durante a intentona comunista de 1935. Depois da missa, por volta das 9h30, as autoridades se dirigiram à Praça Dr. Balthazar de Bem, onde o prefeito Moacyr Cunha Rosing convidou o Tenente Coronel Milton Braga Horta para descerrar a placa sobreposta em monólito, ali erguido "em sinal de repulsa do povo brasileiro ao comunismo, entregando-a ao patrimônio público da cidade", como referiu o jornal O Commercio em sua edição de 28 de novembro.
A intentona comunista, ou revolta comunista, foi uma reação de militares contra o governo de Getúlio Vargas e que constou de ataques armados em quartéis de Natal, Recife e Rio de Janeiro, entre os dias 24 e 27 de novembro de 1935. A articulação dos ataques partiu da Aliança Nacional Libertadora - ANL, fundada em março daquele ano por integrantes de diferentes correntes políticas liderados pelo Partido Comunista. Luiz Carlos Prestes, que retornou ao país em abril de 1935, tornou-se o presidente de honra da ANL, dando início a uma articulação que pretendia tomar o poder no país e, posteriormente, instalar o regime socialista. A Lei de Segurança Nacional pôs fim aos planos de Luiz Carlos Prestes, fechando a ANL em 11 de julho de 1935. Apesar do fechamento, as articulações tiveram continuidade, tendo por desfecho as revoltas nos quartéis que acabaram sendo enfrentadas pelo governo, restando abafado o movimento. Seguiu-se à revolta comunista um período de controle, com muitas prisões e perseguições, dando força para o golpe de estado de 1937, quando Getúlio Vargas instituiu o Estado Novo.
![]() |
| Soldados armados em frente ao quartel de Natal - RN - Acervo digital Globo |
Voltando ao monumento instalado no lado Sul da Praça Dr. Balthazar de Bem, em 27 de novembro de 1962, e que portava uma placa com a inscrição: Homenagem de Cachoeira do Sul aos heróis tombados na Intentona Comunista de 1935, em defesa da liberdade e das instituições – 27-XI-1962, seria este anônimo artefato que repousa na praça sem identificação alguma, projetado por Harry Iserhardt?
![]() |
| Foto Mirian Ritzel |

