Espaços urbanos

Espaços urbanos
Centro Histórico - foto Catiele Fortes

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Ecos da inauguração do Teatro Municipal...

            A Intendência Municipal convidou através dos jornais O Comércio e O Governo, respectivamente dirigidos por Henrique Möller Filho e Irineu Ilha, toda a população e autoridades para se fazerem presentes aos atos de inauguração do Teatro Municipal, no dia 25 de dezembro de 1900, a partir das 18h30 da tarde.            
      Na hora marcada, houve apresentação da Banda Musical Estrela Cachoeirense, espetáculo pelo qual a Intendência Municipal pagou 60 mil réis. Às 19h, a Loja Maçônica Progresso Municipal promoveu uma sessão magna aberta à comunidade, sendo o convite também publicado no O Comércio, assinado por uma comissão composta dos maçons João Jorge Krieger, José Antonino Leitão, Amilcar Ferrari, Leopoldo Masson Sobrinho e Claudiano Moura.

      Da mesma forma o Presidente do Conselho Municipal convidava através das páginas daquele mesmo jornal a todos os conselheiros, e povo em geral, para a sessão extraordinária de inauguração, às 19h, no recinto do novo edifício.


      Muitas outras informações interessantes sobre o nosso Teatro Municipal constam da documentação preciosa do Arquivo Histórico, fonte destas notas. Constam na documentação recibos de pagamento do pessoal envolvido na construção, cujo contratante era Miguel da Cunha Paiva, editais de concorrência para exploração do Botequim do Teatro, sendo uma das propostas a de Ernesto Pertille, em 1901, solicitações diversas de uso do edifício para apresentações dramáticas beneficentes a obras da Igreja Matriz e do então projetado Hospital de Caridade, no ano de 1907, e muito mais.
      Preservar documentos é preservar a história. Ou melhor, é dar futuro ao passado.
 Fonte: Arquivo Histórico do Município       

Um comentário: