Espaços urbanos

Espaços urbanos
Temporal no Centro Histórico - foto Francisco Nöller

segunda-feira, 19 de março de 2012

Novos tempos para o tempo passado II

            Na Semana de Cachoeira de 1978 um monumento dedicado à Cidadania, Trabalho e Cultura, obra do artista cachoeirense Antônio Albino Maciel, foi inaugurado no local em que estava sendo disposta a Praça Honorato de Souza Santos.

15/12/1978 - inauguração do monumento
            De lá para cá já transcorreram mais de 33 anos e o monumento nunca sofreu restauro, apresentando-se degradado pelo tempo e ação de vândalos.
Foto Nelda Scheidt - fev. 2012
            Na semana passada, a convite da Prefeitura Municipal e aavés do Núcleo Municipal da Cultura, Antônio Albino veio a Cachoeira para começar um trabalho de recuperação do monumento, contando para isto com o apoio de servidores da Secretaria Municipal de Obras.
Antônio Albino Maciel (D) orientando o trabalho
            O escultor pretende voltar a Cachoeira em mais duas ocasiões para terminar o trabalho. E espera também que a população respeite o monumento, mantendo a sua integridade.

Nos próximos dias o Núcleo Municipal da Cultura recolocará nova placa de identificação do monumento, respeitando o que estava gravado na original:
A cidadania, trabalho e cultura. Prefeito Municipal: Júlio Cezar Caspani. Escultor: Antônio Albino Maciel. Inaugurado na Semana de Cachoeira do Sul – 15-12-1978.

Imagens: Antônio Albino Maciel (fotos da inauguração), Nelda Scheidt e Mirian Ritzel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário