Espaços urbanos

Espaços urbanos
Centro Histórico - foto Catiele Fortes

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Cine-Teatro Coliseu: viabilização de um projeto de revitalização

          O Cine-Teatro Coliseu, inaugurado no dia 17 de fevereiro de 1938, teve vida útil até meados da década de 1980, encantando gerações de cachoeirenses com a sétima arte. Também foi palco de apresentações teatrais, comícios e conferências de personalidades ilustres da cultura nacional. Mas seu palco silenciou, a tela deixou de apresentar romances, comédias, dramas, faroestes...

Cine-Teatro Coliseu na inauguração

         Hoje o que restou do Coliseu, uma fachada e algumas paredes, felizmente ainda sólidas o suficiente para serem recuperadas, é motivo de discussões nas rodas da cidade, acalorando contrariedades: restaurar ou derrubar?

Fachada do Coliseu - foto Dorinha Ritter de Abreu

         A resposta, óbvia, é recuperá-lo para preservar sua memória e a tradição cultural da cidade. E dar-lhe o uso que dignifique sua história.
    O graduando em Arquitetura, cachoeirense Gabriel Prates, apresentou no Auditório da Casa de Cultura, na noite de 15 de agosto,  aspectos importantes do prédio do Coliseu e um projeto para aproveitamento do espaço como Casa de Cultura.  Certamente, se concretizado, dotaria nossa cidade de um espaço cultural invejável. Alternativa inteligente e sustentável à espera de um empreendedor com visão de futuro.



         

Um comentário:

  1. inesquecíveis matinés nos domingos. A troca de gibis, a compra de balas com figurinhas na lojinha do Roque Paixão. Saudades do velho Coliseu, devemos preserva-lo, SIM.

    ResponderExcluir