Espaços urbanos

Espaços urbanos
Centro Histórico - foto Catiele Fortes

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Albino Pohlmann e nossa primeira lancha a motor


Albino Pohlmann era mecânico de “mão cheia”. Aliás, Cachoeira deve aos Pohlmann muitos dos avanços tecnológicos, nos quais se incluem o primeiro engenho de descascar arroz da cidade, as primeiras experiências com luz elétrica e com a irrigação artificial das lavouras de arroz.
Mas hoje nos ocuparemos da primeira lancha a motor produzida em Cachoeira e que foi lançada às águas do rio Jacuí em 4 de setembro de 1892, construída por Albino Pohlmann, na oficina mecânica que a família possuía na Rua Sete de Setembro.
 Ao ato de inauguração da lancha, que teve lugar nas imediações da cachoeira do Fandango, segundo noticiava Humberto Guidugli, na Revista Centenário (1959), compareceram, além do construtor e seus auxiliares, senhoras e cavalheiros que embarcaram na lancha e iniciaram uma bela excursão por aprazíveis locais no rio Jacuí.

A cachoeira do Fandango, proximidades do local onde o barco a motor
de Albino Pohlmann fez sua primeira incursão no rio Jacuí há 120 anos

Desta lancha, cujo registro em imagens se desconhece, Albino Pohlmann partiu para outros importantes experimentos que muito contribuíram para o progresso de Cachoeira.

Um comentário: