Espaços urbanos

Espaços urbanos
Centro Histórico - foto Catiele Fortes

domingo, 28 de outubro de 2012

Centenário de nascimento de um herói de guerra


              O jornal O Commercio, edição de 16 de outubro de 1912, noticiava o nascimento de um menino que iria entrar para a história da II Guerra Mundial, honrando o exército nacional e sua terra natal: Floriano Möller.
                   O lar do nosso amigo João Antonio Möller, residente em São Leopoldo, encheu-se de alegria com o nascimento de um robusto menino, que veio à luz no dia 11 e recebeu o nome de Floriano.
            O “robusto menino” tornar-se-ia também robusto na sua trajetória militar. Coronel Engenheiro do Exército, Floriano Möller teve atuação destacada na II Guerra Mundial, quando comandou o primeiro grupo da Força Expedicionária Brasileira – FEB que entrou na Itália, juntamente com o IV Corpo do Exército Americano. A atuação de sua unidade, desobstruindo, recuperando e construindo pontes no front foi decisivo para a vitória dos Aliados.
     As missões e serviços prestados ao Exército renderam-lhe numerosas medalhas e condecorações. Em 1969, recebeu o título de Cidadão de Fortaleza, no Ceará, onde encerrou sua carreira militar.
    O Museu Municipal possui farto material e documentação do herói de guerra cachoeirense, falecido no Rio de Janeiro em 28 de maio de 1971, cujo centenário de nascimento transcorreu no último dia 16 de outubro.
      Em Cachoeira do Sul vivem seu filho Paulo e netos.

Floriano Möller - fototeca do Museu Municipal


Um comentário:

  1. Sou Juliano Walicek Möller... O Coronel Floriano Möller era primo do meu avô Frederico José Möller. Meu pai recebeu o nome de Floriano em sua homenagem.

    ResponderExcluir