Espaços urbanos

Espaços urbanos
Temporal no Centro Histórico - foto Francisco Nöller

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

União de Moços Católicos - fundada há 88 anos


       A União de Moços Católicos foi fundada no dia 12 de outubro de 1924 e instalada na antiga sede do Clube Renascença, na Rua Sete de Setembro n.º 744, que ocupava a casa construída por José Custódio Coelho Leal por volta de 1850.

Clube Renascença, instalado na residência construída por José Custódio Coelho Leal
e depois sede da União de Moços Católicos - fototeca do Museu Municipal

        O jornal O Commércio (1900-1966) publicou, em sua edição do dia 10 de setembro de 1924, o seguinte convite:
       AOS MOÇOS DE CACHOEIRA

        Temos a honra de convidar-vos para uma reunião a realizar-se no domingo próximo, a 1 hora da tarde, no Conservatório de Música, a Rua 7 de Setembro, a fim de tratar-se da fundação da União de Moços Católicos nesta cidade, cujo fim consiste em reunir a mocidade para orientá-la nos sãos princípios cristãos e sociais e encaminhá-la na estrada do verdadeiro civismo, treinando as suas faculdades intelectuais por meio de reuniões frequentes, excursões, congressos, conferências, discursos, palestras sobre assuntos religiosos e patrióticos, mantendo cursos, bibliotecas, revistas, jornais para instrução dos sócios da mocidade em geral.
        Outros fins importantes serão esclarecidos na reunião preparatória. Tratando-se de preencher uma lacuna, proporcionando um ambiente social à altura das aspirações nobres da mocidade, esperamos o vosso comparecimento e valiosa colaboração em prol da fundação da União dos Moços, que será um acontecimento auspicioso e uma esperança de futuro.

Pe. Luiz Scortegagna
Floriano Neves
Manoel Fialho de Vargas
Octacilio Ribas
Jary C. de Abreu
Souto Menor
Manoel C. de Abreu
Miguel Fachin

Pe. Luiz Scortegagna com os Moços Católicos - acervo Ricardo Abreu

Um comentário:

  1. Sou neto de Zezinha dias pohlmann, tenho curiosidade em saber qual era o parentesco com Albino Polhmann, não sei como se chamava o pai da minha avó.

    ResponderExcluir