Espaços urbanos

Espaços urbanos
Centro Histórico - foto Catiele Fortes

domingo, 10 de março de 2013

O primeiro apito de trem II


        Cento e trinta anos se passaram, no último dia 7 de março, do já longínquo ano de 1883, quando a primeira locomotiva chegou à Estação de Cachoeira, inaugurando o trajeto ferroviário Porto Alegre – Uruguaiana.

Estação de Cachoeira e composição de trem
- acervo Renate S. Aguiar

A facilidade do transporte por via férrea não está disponível para os passageiros cachoeirenses no século XXI, fazendo-nos refletir sobre os conceitos de modernidade que acompanham o tempo presente e o distanciamento entre teoria e prática, eis que seguidamente somos informados dos anseios de autoridades e grupos de líderes que sonham com a reativação das vias férreas. Sonhos do presente buscados nas experiências que já vivemos no passado!

Década de 1960 - fototeca do Museu Municipal

Em 1883 foi formada uma comissão composta de nove membros encarregados de planejarem as comemorações pela passagem do primeiro trem, dentre elas passeata pública e baile. Em 2013 ainda continuamos sonhando com o apito do trem que avisa das chegadas e das partidas de passageiros que poderiam dar vazão a um infindável número de pessoas que se deslocam, quase em total maioria, pelas cada vez mais perigosas estradas de rodagem...

Foto de Jorge Ritter

Nenhum comentário:

Postar um comentário