Espaços urbanos

Espaços urbanos
Temporal no Centro Histórico - foto Francisco Nöller

sábado, 6 de abril de 2013

Novos tempos para o tempo passado III


           Já disse aqui que novos ventos sopram sobre o patrimônio histórico de Cachoeira do Sul. Isto não é definitivo. Infelizmente muito ainda há por fazer, e muitas cabeças ainda não cederam ao valor da memória que pode ser agregado a um bem do passado quando ele é conservado e sofre adaptação às necessidades do tempo presente.
         Temos a nos encher de orgulho o movimento pela preservação do Paço Municipal, integrado por voluntários que dedicam seu tempo, suas habilidades, seus conhecimentos e, principalmente, exercem sua cidadania na defesa da recuperação deste importante próprio municipal.

Foto Renato Thomsen

         E o que dizer do prédio que elegantemente toma conta do alto da Rua Sete de Setembro e que já foi casa comercial, a Knorr & Eisner (1919), sede do Banco do Brasil (1924), agência do Banco Agrícola Mercantil (1946) e depois do UNIBANCO? Nunca antes Cachoeira do Sul viu processo de restauração deste porte. O atual proprietário, certamente, fez uma excelente escolha, pois tomará posse de um pedaço importante da história econômica da cidade, representada no prédio de arquitetura eclética e bela. Digno da quadra que já foi a mais nobre da nossa principal rua.


Knorr & Eisner restaurado - foto Mirian Ritzel

         E em breve outra ação inédita e importante, iniciativa do COMPAHC e dos alunos integrantes do Grêmio Estudantil Euclides da Cunha, do Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura, chamará a atenção dos transeuntes da Rua Sete de Setembro: será a consulta popular sobre a recuperação da pérgula da Praça José Bonifácio.

Pérgula - Foto Renate Aguiar

         Saia pelas ruas da cidade observando os seus detalhes. Perceba a riqueza do nosso patrimônio e o quanto está a pedir nossa atenção. Participe do processo de valorização da nossa história. Afinal, ela é rica e é nossa. Ninguém poderá roubá-la, mas nossa inércia poderá apagá-la.


Nenhum comentário:

Postar um comentário