Espaços urbanos

Espaços urbanos
Temporal no Centro Histórico - foto Francisco Nöller

domingo, 4 de agosto de 2013

193 anos de instalação do Município

     5 de agosto é a data magna da história de Cachoeira do Sul. Nesse mesmo dia, há 193 anos, no ano de 1820, o Ouvidor Geral, Corregedor e Provedor da Comarca de São Pedro e Santa Catarina, Joaquim Bernardino de Sena Ribeiro da Costa, promoveu a instalação do Município, oficializando o nome de Vila Nova de São João da Cachoeira.
A partir da abertura dos livros que registrariam os atos legais do novo município e da eleição dos primeiros vereadores, a Vila Nova de São João da Cachoeira rompeu os laços que a prendiam à Vila de Rio Pardo. Nascia naquele dia o quinto município do Rio Grande do Sul, o primeiro a se emancipar de outro já existente. Por tudo isto, esta data mereceu constar no brasão de Cachoeira do Sul, legitimando-se como marco da nossa história política e administrativa.
        Esta história está preservada no Arquivo Histórico do Município de Cachoeira do Sul e é motivo de exposição permanente no Museu Municipal.
          Muitas vezes os cachoeirenses confundem-se com outras datas que são marcadas em nosso calendário municipal. Vejamos: 
- 8 de dezembro. Este é o dia dedicado à padroeira do Município, Nossa Senhora da Conceição, e é feriado religioso. 
- 15 de dezembro. Nesta data comemoramos a elevação de Cachoeira à condição de cidade, o que se deu no ano de 1859. Apesar da significação do ato, que até modificou nosso nome de Vila Nova de São João da Cachoeira para Cidade da Cachoeira, a importância maior ainda recai sobre a emancipação política e administrativa e instalação do Município que foi solenizado em 5 de agosto de 1820.

Registro de criação da Vila Nova de São João da Cachoeira, assinado em 26 de abril de 1819
e concretizado em 5 de agosto de 1820 - acervo do Arquivo Histórico

Nenhum comentário:

Postar um comentário