Espaços urbanos

Espaços urbanos
Centro Histórico - foto Catiele Fortes

domingo, 13 de abril de 2014

Fiat Lux! Melhoramentos na Usina Municipal

Em setembro de 1913 a imprensa divulgava que a Usina Municipal estava com suas obras de ampliação dos serviços concluídas.

Vista da cidade, vendo-se ao centro a chaminé da Usina Municipal
- fototeca Museu Municipal

Novos equipamentos haviam sido instalados, permitindo que a energia elétrica atingisse maior número de usuários.
Um novo motor compound com capacidade de 90 cavalos e um dínamo General Electric de 60 quilovates compunham com uma caldeira de 600 quilos de vapor por hora o bom funcionamento da Usina. A rede tanto pública como particular teve os seus condutores principais aumentados para poder fazer face à ampliação e ao constante desenvolvimento do consumo de eletricidade entre os cachoeirenses da época.
Os serviços de ampliação e instalação dos novos mecanismos foram assumidos pela empresa Lima & Martins, sob a fiscalização do engenheiro Dr. Fernando Martins.
Interessante verificar que a imprensa começou a publicar com regularidade propagandas de produtos elétricos, como é o caso do anúncio de lâmpadas que se vê a seguir. Lâmpadas de 101 anos atrás! 

Anúncio publicado no jornal Rio Grande, de Cachoeira, datado de 15/11/1913

A partir dos melhoramentos na Usina, a municipalidade iniciaria o serviço de distribuição de força durante o dia, permitindo assim não só o uso de energia elétrica para estabelecimentos fabris, mas também para os domicílios que poderiam empregá-la para o uso de ventiladores, estufas, ferros de engomar, etc. 
Que avanço tal passo representou para as famílias cachoeirenses!




Um comentário: