Espaços urbanos

Espaços urbanos
Centro Histórico - foto Catiele Fortes

sábado, 26 de agosto de 2017

Desvendando uma foto histórica

O porto-alegrense de origem cachoeirense Eduardo Vieira da Cunha localizou entre os guardados de seu avô, Achylles Figueiredo, uma raríssima foto que registra uma movimentação de tropas na Rua Sete de Setembro. A partir das evidências da imagem teve início um exercício de tentativa de desvendamento do momento histórico que suscitou o registro.

Foto a ser desvendada - acervo particular Eduardo Vieira da Cunha


Eduardo observou que não há nenhum veículo automotivo na foto; os soldados que aparecem são, em parte, conduzidos por carroções. Há uma grande concentração de pessoas que parecem acompanhar o cortejo militar pela rua principal. A conformação urbana e os trajes remetem ao final da década de 1920, início de 1930.

A via é a Rua Sete de Setembro. No canto esquerdo da foto, em primeiro plano, o perfil de um prédio imponente que tudo indica seja o do Banco da Província, obra inaugurada em setembro de 1927 e que hoje abriga a Câmara de Vereadores, na esquina com a Rua Andrade Neves. No lado oposto ao do Banco da Província, vê-se a placa do Café Paulista.


O Café Paulista, de Manoel Costa Júnior, foi inaugurado em 14 de junho de 1920, no prédio onde funcionava a Mensageria Chic. A pintura interna foi feita por Alcides Ávila e o nome do estabelecimento foi escolhido por concurso público. O Café Paulista abrigava três bilhares e servia bebidas e café, além de doces e cigarros. Para a distração dos seus frequentadores, possuía um grupo musical dirigido pelo pianista Álvaro Gusmão. Em 1924, Manoel Costa Júnior admitiu Luiz Teixeira como sócio e em março do ano seguinte o Café Paulista foi vendido para Angelo Costa, passando à denominação de Café e Bilhar Paulista.



Adiante do Café Paulista vê-se uma placa indicativa de confeitaria, porém o nome do estabelecimento está ilegível. Seria a Confeitaria Avenida, comprada por Felipe Moser a Carlos Wolf em agosto de 1916? Ou a Confeitaria de Olívio H. Costa, adquirida em 1921 de Luiz Ruschel?


Infelizmente a resolução da foto não permite a leitura das placas subsequentes. A primeira depois da confeitaria parece dizer Casa de Meias. A única loja do gênero até a presente data levantada na Rua Sete de Setembro, pertencente a Paulo Boaz e localizada no número 219, teria se mudado para a Rua Conde de Porto Alegre, esquina 1.º de Março, em abril de 1927.

Com relação ao aspecto da Rua Sete, nota-se que parece já estar calçada com paralelepípedos, obra mandada executar pelo vice-intendente (em exercício do cargo de intendente) Dr. João Neves da Fontoura em 1926/1927. Também é possível verificar a existência de postes “Nova Lux”, inovação também introduzida durante a administração do Dr. João Neves. Esses postes, importados dos Estados Unidos, foram inaugurados na Rua Sete em 14 de julho de 1927.


E para finalizar: que evento militar foi este? Um desfile de tropas militares da guarnição local em data cívica? Estavam os militares se dirigindo à Intendência Municipal, local de comemorações festivas e cívicas? Procediam da estação ferroviária? Tais perguntas, ainda sem resposta, poderão ser brevemente respondidas... Ou ainda povoarão nosso imaginário por mais um tanto de tempo?


6 comentários:

  1. Sou pesquisador escrevendo sobre a memória dos imigrantes sírios e libaneses no RS e percebi que há uma razoável concentração desses imigrantes em Cachoeira do Sul desde o início do século XX, mas especialmente a partir da década de 1930. Vi também que há pelo menos três ruas na cidade com nome desses árabes e quiçá algum já foi Prefeito da cidade (a exemplo de muitos municípios gaúchos como Porto Alegre, Bagé, Passo Fundo, Rio Grande, Pelotas e Santa Maria, entre outros). Existe algo que você sabe e pode me passar? Um livro de memória, um crime, algum 'turco' que se tornou famoso, alguma curiosidade? Agradeço desde já pela cooperação.
    Julio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus avós maternos vieram da Síria, e chegaram na cidade em meados de 1913. Podemos conversar para passar mais detalhes. Contatos podem ser feitos pelos fones (51) 37223211 ou 999971991.

      Excluir
  2. É essa arquitetura ainda existe, por exemplo, a porta principal do JORNAL DO POVO.

    ResponderExcluir
  3. A grande movimentação não poderia ser por conta da Revolução de 1930? É apenas um palpite, mas poderia ser verificado com registros da mobilização ocorrida na cidade. Estariam se dirigindo à estação do trem?

    ResponderExcluir