Em meados do ano de 1920, quando Cachoeira entrava no seu primeiro centenário de emancipação político-administrativa, o intendente provisório Annibal Lopes Loureiro, que substituiu o titular Francisco Gama em razão dos seus problemas de saúde, tocou adiante o projeto de saneamento da cidade. De uma reunião na capital com o presidente do estado, Dr. Borges de Medeiros, o intendente municipal voltou com a autorização para executar as obras necessárias para o abastecimento de água à população.
Francisco F. Nogueira da Gama - Grande Álbum de Cachoeira, de Benjamin Camozato (1922) |
Annibal L. Loureiro - O Rio Grande do Sul, de Francisco R. da Costa (1922) |
O projeto, baseado em parte no apresentado pelo Dr. Saturnino de Britto, visava abastecer a parte mais populosa da cidade. Na sequência, seria executada a instalação de esgotos.
De sua viagem a Porto Alegre, o Dr. Annibal Loureiro voltou na companhia do Dr. Antonio Siqueira, engenheiro das obras públicas do estado que veio acompanhar in loco a iniciativa em Cachoeira.
A matéria que traz a notícia no jornal O Commercio de 16 de junho de 1920, termina dizendo: Está, pois, de parabéns a Cachoeira que vai ser saneada e ter água abundante, boa e barata.
Um telegrama recebido do governo do estado, no dia 25 de junho, informava ao intendente que o presidente do estado tinha aprovado e autorizado a execução imediata do projeto preliminar das obras de abastecimento d'água.
Ainda que o entusiasmo tenha feito a notícia do saneamento da cidade ter imediato início, somente em 20 de setembro de 1921 é que foram de fato inauguradas as obras de abastecimento d'água. Naquele dia, jorraram pela primeira vez as águas no chafariz da hidráulica, junto à Praça Itororó, demonstrando a potência dos motores que as recalcaram do rio, conduzindo-as pelos filtros e tanques para, finalmente, atingirem as residências da zona baixa da cidade.
Inauguração da primeira hidráulica (20/9/1921) - Grande Álbum de Cachoeira, de Benjamin Camozato (1922) |
Primeira hidráulica - marco histórico - COMPAHC |
Nenhum comentário:
Postar um comentário