Espaços urbanos

Espaços urbanos
Temporal no Centro Histórico - foto Francisco Nöller

sábado, 14 de maio de 2011

Banco da Província

O dia 18 de maio de 2011 marca o centenário de abertura da primeira agência bancária de Cachoeira, ou Caixa Filial, como se dizia em 1911. Na Rua 7 de Setembro, mais precisamente na sua esquina com a Rua General Portinho, abriam-se as portas, no dia 18 de maio de 1911, da Caixa Filial do Banco da Província do Rio Grande do Sul, instituição financeira fundada em 1.º de julho de 1858.
Vieram a Cachoeira especialmente para a inauguração, marcada para as 10 horas da manhã do dia 18, o diretor geral do Banco da Província, Emílio Guilayn, Antônio Vasconcellos, chefe da contabilidade, e João Gomes Filho, funcionário. Os visitantes chegaram à gare da Estação Ferroviária às 9 horas da manhã do dia anterior, e foram recebidos festivamente com espocar de dinamites e ao som de banda musical. À noite houve recepção e baile nos salões da Intendência.
Para a inauguração, grande público, autoridades, industrialistas, comerciantes e chefes políticos locais reuniram-se na esquina da Rua 7, destacando-se as presenças do Cel. Isidoro Neves da Fontoura, intendente, e o filho João Neves.
Inauguração no dia 18/5/1911
O capital inicial da filial de Cachoeira foi de 300 contos de réis e o quadro funcional contava com Mário Lima Santos, gerente, Pedro A. de Araújo Viana, contador, Paulino S. Breton, tesoureiro, e Oscar R. Vasconcellos, escriturário.
Dezesseis anos depois, em 8 de setembro de 1927, o Banco da Província inauguraria prédio próprio, construído pela firma Azevedo Moura & Gertum, na esquina da Rua 7 de Setembro com a Andrade Neves. O palacete, um dos prédios tombados de Cachoeira do Sul, sedia atualmente a Câmara Municipal, levando o nome de uma das personagens históricas que testemunharam a sua inauguração: Palácio Legislativo João Neves da Fontoura.
Sede da Câmara Municipal

Um comentário: