Espaços urbanos

Espaços urbanos
Centro Histórico - foto Catiele Fortes

sábado, 28 de maio de 2011

Bombas de gasolina

Em tempos de combustíveis com preços pela hora da morte e de postos de gasolina com oferta variada de serviços aos motoristas e seus veículos, vamos dar um passeio pelo passado e descobrir quais foram os pioneiros de Cachoeira nesta atividade.

A primeira bomba de gasolina da cidade era da marca ATLANTIC e estava instalada junto à Agência Bromberg, na Rua Saldanha Marinho, esquina Dr. Milan Kras (onde atualmente está uma das lojas dos Supermercados Tischler). Foi aberta em 21 de março de 1927, às 17h, e o agente B. V. Azambuja ofereceu chope aos choferes (era assim que os motoristas eram chamados) e mais pessoas presentes ao ato de inauguração.


Primeira bomba de gasolina - 1927 - acervo Museu Municipal
 
No dia seguinte, 22 de março, foi inaugurada a bomba de gasolina instalada na Rua Moron, na Praça Balthazar de Bem, defronte à Igreja Matriz.

Bomba de gasolina da Praça Balthazar de Bem - acervo Museu Municipal

Para disciplinar a instalação das bombas de gasolina na cidade, o Intendente João Neves da Fontoura, através do Decreto n.º 256, de 16/2/1927, determinava que as bombas fossem instaladas de modo a conservarem entre si a distância mínima de três quadras edificadas, contadas em linha reta, para cada rua.
No dia 9 de abril de 1927, a STANDARD OIL CO. OF BRAZIL, agenciada por João Minssen, inaugurou a sua bomba na esquina das ruas Júlio de Castilhos com Juvêncio Soares, defronte ao prédio ainda existente, embora bastante modificado. Esta bomba funcionava inclusive aos domingos, tendo depósito com grande capacidade. No dia da inauguração, houve farta distribuição de copos de chope aos motoristas, proprietários de automóveis, representantes da imprensa, do comércio e da indústria que lá compareceram. A foto da ocasião festiva foi feita pelo fotógrafo A. Saidenberg e integra a fototeca do Museu Municipal.


Bomba da Standard Oil Co., agente João Minssen - 1927 - acervo Museu Municipal


Nos primeiros dias de 1928, na Rua 7 de Setembro, esquina Rua Ramiro Barcelos, a Companhia ANGLO-MEXICAN também inaugurou sua bomba de gasolina. O agente era Ernesto Grasser que ofereceu um copo de cerveja aos presentes na inauguração.

Em 2 de julho de 1929, nas proximidades da praia, em frente à casa comercial de Alcides Machado de Oliveira, foi instalada uma bomba de gasolina STANDARD.

Como se vê nessas informações colhidas na coleção do jornal O Comércio (Cachoeira, 1900 – 1966), os antigos distribuidores de combustíveis possuíam inicialmente uma única bomba de abastecimento, sendo a empresa ATLANTIC a pioneira em nossa cidade. Fácil perceber também que, ao final da década de 1920, pelo desenvolvimento que a cidade alcançara, grande já era a frota de automóveis, o que justificava as diversas iniciativas do setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário