Espaços urbanos

Espaços urbanos
Temporal no Centro Histórico - foto Francisco Nöller

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Abril - mês de criação/instalação de várias escolas de Cachoeira

      Abril registra a história da criação ou instalação de várias escolas em nossa cidade.
      Já em seu primeiro dia comemora-se o início de funcionamento do Colégio Imaculada Conceição, ocorrido no ano de 1921. Este tradicional educandário até hoje presta serviços à educação de crianças e jovens e mantém imponente complexo que orgulha o Bairro Santo Antônio.

Colégio Imaculada Conceição

     No dia 10 de abril de 1928, Cachoeira teve instalada uma de suas primeiras escolas de datilografia, a Escola Remington, dirigida por Pedro Afonso Gregory e sua esposa Dinah Xavier Gregory.
     O professor Pedro Afonso Gregory havia sido empossado oito anos antes, em 24 de abril de 1920, na direção do Ginásio Rio Branco, instituição criada em 1915 e instalada no prédio onde hoje está o Colégio Marista Roque. O Ginásio Rio Branco, que nada tem a ver com o Colégio Sinodal Barão do Rio Branco (que já existia na época com o nome de Colégio Alemão-Brasileiro) funcionou em outros endereços ao longo de sua existência, mantendo curso de guarda-livros até 1933.
     Em 1962, portanto há 50 anos, no dia 25 de abril, aconteceu a criação do Grupo Escolar Rio Jacuí, na Rua Pinheiro Machado, hoje Escola Estadual de Ensino Fundamental Rio Jacuí, sucessor da Escola Municipal José Patrício de Albuquerque, antigo Sete, em alusão ao Clube 7 de Setembro localizado no mesmo endereço e fundado por cidadãos de origem germânica.
     E no dia 27 de abril de 1848, a professora Ana Francisca Rodrigues Pereira recebeu autorização para instalar uma Aula de Meninas na casa de seu sogro, Manoel José Pereira da Silva, na Rua da Igreja, hoje Moron. O sobrado, bastante modificado, ocupa o endereço até hoje.
Sobrado onde funcionou a Aula de Meninas

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário