Espaços urbanos

Espaços urbanos
Temporal no Centro Histórico - foto Francisco Nöller

domingo, 27 de janeiro de 2013

Primeiro banheiro carrapaticida inaugurado há 100 anos


         Muito sempre há para contar do Dr. Balthazar de Bem, figura ímpar da sociedade cachoeirense do começo do século XX. Médico, fazendeiro, industrial e introdutor de raças que aperfeiçoaram o rebanho cachoeirense, também ficou registrado para ele a construção do primeiro banheiro carrapaticida de que se tem notícia em nosso município.
         Balthazar de Bem possuía duas granjas, ambas com o mesmo nome: da Penha. Uma ficava localizada no terreno hoje ocupado pelo Bairro Marina, assim denominado para homenagear Marina Mattos de Bem, sua esposa. A outra ficava 45 km da cidade, em direção a Caçapava. Pois foi nesta que Balthazar de Bem mandou construir o banheiro carrapaticida.

Foto: Blog Historia, testis temporum

         No dia 26 de janeiro de 1913, com a presença de convidados especiais, autoridades e imprensa, houve a primeira experiência de banho do gado, tendo sido aplicado em 662 reses o carrapaticida da marca Cooper. A operação, segundo noticiou o jornal O Commercio, de 29 de janeiro de 1913, deu-se “no espaço de uma hora e quarenta minutos”.
         Dentre os convidados para a festiva inauguração, constavam o Capitão Francisco Gama e os fazendeiros Leandro Barbosa e Rômulo Figueiró.
        


Nenhum comentário:

Postar um comentário