Espaços urbanos

Espaços urbanos
Centro Histórico - foto Catiele Fortes

sábado, 26 de janeiro de 2013

Siga. Não estacione!



"Um dia tivemos uma estação férrea... 
Um dia também tivemos um vagão que apodreceu no tempo..."  
Pura realidade se continuar assim.
Depois de ver várias escritas no vagão dos "tais visitantes educados", ao sair do Parque dei uma nova olhadinha pra trás e uma placa de sinalização tudo a ver:  SIGA NÃO ESTACIONE = não adianta = tentamos = vá embora = deu pra bola =  perdemos = fraquejamos = faltou alguém = buRRocracia...
Acho que estou errado!!!!! Vai pintar um salvador da pátria.” (Robispierre Giuliani)


Vagão do Museu Municipal - foto de Jorge Ritter
Foto de Robispierre Giuliani

Estas palavras de triste constatação do fotógrafo Robispierre Giuliani são como um apelo ao nosso bom senso. Sigamos o exemplo do Sr. Oscar Brendler que do alto de sua experiência, sabedoria e com extrema boa vontade, não impedida pela idade e desgaste da jornada, bateu de porta em porta na nossa cidade atrás de patrocinadores para a recuperação de nosso vagão.

Foto de Robispierre Giuliani


Estamos vivendo novos tempos de conscientização e mais preocupados com a recuperação do rico patrimônio histórico-cultural de nossa cidade. O começo foi com o apoio ao Museu Municipal em seu projeto de modernização, quando a comunidade colaborou para integralizar a contrapartida do Município necessária para complementar a verba federal. 
Depois veio o exemplo excepcional e vencedor da Ponte de Pedra - reerguida em suas fragilidades e pronta para suportar por muito tempo ainda a passagem do tempo. Mais adiante, a iniciativa de criação do Memorial Nacional do Arroz, ocupando espaço histórico na área dos engenhos, projeto que irá se concretizar pela dedicação e denodo de um grupo de cachoeirenses interessados em preservar a memória ligada à nossa principal atividade econômica. 
Na esteira destas excepcionais atitudes cidadãs, vem a união em torno da recuperação do Paço Municipal, monumento grandioso da nossa história. Mais uma vez a comunidade, com o apoio do 3º BECmb, une esforços pela nossa memória. Boas novas também com a iniciativa do Poder Legislativo em recuperar seu palácio. E a Casa da Aldeia segue alvo do interesse preservacionista também. Novos tempos, bons ventos!

Que nosso vagão, espaço de valor cultural do Museu Municipal, localizado no Parque Municipal da Cultura, também receba o olhar daqueles que veem no passado um instrumento fundamental para o nosso presente e futuro.

Mãos à obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário