Espaços urbanos

Espaços urbanos
Temporal no Centro Histórico - foto Francisco Nöller

domingo, 13 de outubro de 2013

Charqueada do Paredão ao tempo do Dr. Balthazar de Bem

A Charqueada do Paredão, que passou pela mão dos ingleses com o nome de Brazilian Extract of Meat and Hyde Factory Ltd., em 1920 passou para o Dr. Balthazar de Bem, na forma de sociedade comanditária, da qual ele era diretor.
A publicação O Rio Grande do Sul, de Alfredo R. da Costa, lançada em 1922, no capítulo correspondente ao Município de Cachoeira, traz interessantes informações sobre a Charqueada do Paredão:

- acervo do Museu Municipal



O maior e mais importante estabelecimento industrial é o do “Paredão”, instalado há 40 anos por uma companhia inglesa e atualmente a uma sociedade em comandita por ações, com o capital de 500:000$000 (quinhentos contos de réis). Essa empresa, que gira sob a razão social de Balthazar de Bem & Cia., organizou-se em Cachoeira, adquirindo o antigo estabelecimento em 1920. Em 1921 e 1922, foram ali abatidas 19.424 reses para o preparo de charques e conservas de carne. O Estabelecimento Paredão está passando por importantes reformas para nele também ser preparado o “Alimento Fabini” (grânulos de carne integral hidrocarbonada), produto novo para o Brasil, e cuja exportação vai ser feita para a Europa e Estados Unidos. É presidente da sociedade e diretor do estabelecimento o Dr. Balthazar de Bem, conceituado médico e fazendeiro cachoeirense. 

Envelope timbrado do Alimento Fabini - Charqueada do Paredão
- acervo do Museu Municipal

3 comentários: