Espaços urbanos

Espaços urbanos
Centro Histórico - foto Catiele Fortes

sábado, 26 de outubro de 2013

Clube Parlamentarista General Portinho

Havia na Cachoeira de antanho uma agremiação fundada por simpatizantes do parlamentarismo chamado Clube Parlamentarista General Portinho.

General José Gomes Portinho 

No dia 30 de outubro de 1905, por ocasião do primeiro aniversário do clube, houve uma sessão solene presidida pelo Capitão João Jorge Krieger. Após a solenidade de praxe, que incluiu a leitura da ata da sessão anterior pelo secretário Miguel Araújo, a palavra foi concedida ao Dr. Pedro Gonçalves Moacyr, que havia sido convidado para a celebração pelo Partido Federalista de Cachoeira. Seu discurso ressaltou a ressurreição do federalismo em todas as localidades do Estado. Findo o discurso, o Dr. Pedro Moacyr foi levado a uma pequena sala do clube, onde foi recepcionado com doces e champanhe.
Às 22h30 daquela noite comemorativa, teve começo o baile que se estendeu até as 3 horas da madrugada.
O jornal O Commercio, em sua edição do dia 1º de novembro de 1905 fala em “esplêndido baile em espaçoso edifício”, porém não cita o endereço.
Como se vê, os parlamentaristas, associados aos federalistas, movimentavam-se com desenvoltura na sociedade de então, quando a República dava seus primeiros passos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário