Cachoeira do Sul, no ano de seu bicentenário de instalação como município, ganhará um presente que nasceu do sonho de um grupo de ativistas da Cultura, sempre dispostos a enaltecer a sua terra.
Desde 2018, entre conversas, encontros e planejamentos via WhatsApp, o sonho foi ganhando forma. Das mais diferentes áreas, lugares e idades, os integrantes do grupo adquiriram uma única e atemporal linguagem: a do amor à nossa terra, seja de naturalidade ou por adoção. Os ativistas e amorosos cachoeirenses do grupo são:
Armando Fialho Fagundes
Carlos Eduardo Florence
Cristina da Gama Mór
Eliane Rosely Schuch
Elisabete Farias da Silva
Elizabeth Thomsen
Ione Maria Sanmartin Carlos
Liberato Vieira da Cunha
Mafalda Roso
Maria Lúcia Mór Castagnino (Ucha Mór)
Marô Vieira da Cunha Silva
Mirian Regina Machado Ritzel
Osni Schroeder
Péricles Purper Thiele
Robson Alves Soares
Em 2020, apesar do cenário pandêmico e das restrições impostas pela inusitada situação, o livro Cachoeira do Sul #belaquesóela se materializou. Imagens da cidade bela através dos cliques de Renato Thomsen, Robispierre Giuliani e César Roos, fotógrafos que abasteciam as colunas de Carlos Eduardo Florence no Jornal do Povo, mais os registros feitos por Mário Henrique Kämpf, Maurício Thomsen, Ernani Marques e Rodrigo Sklar forneceram o mote para encontrar na literatura a companhia perfeita de poetas e escritores cachoeirenses para ressaltar as potencialidades de Cachoeira do Sul.
Depois de um trabalho exaustivo, Mirian Ritzel, Elizabeth Thomsen e Camila Carrazoni Mendes Ribeiro, diagramadora, deram o formato final da obra que nasceu coletiva e será de toda a coletividade cachoeirense. Não há atores principais nem coadjuvantes na construção do sonho. Há, sim, homens e mulheres imbuídos de uma só missão: valorizar, difundir e mostrar que Cachoeira do Sul é, sim, uma cidade bela que só ela! Ontem, hoje e sempre!
A Associação Cachoeirense de Amigos da Cultura - Amicus, entidade voltada para a valorização e apoio de instituições e projetos culturais, tomou para si o compromisso de viabilizar a obra e em breve a entregará aos interessados.
O lançamento está previsto para 15 de dezembro. Acompanhe a divulgação pelas redes sociais e sinta o espírito da obra no vídeo promocional de Renato Thomsen:
https://www.youtube.com/watch?v=8MHBAeD9hPk&feature=youtu.be
Capa - Centro Histórico - Maurício Thomsen |
Nenhum comentário:
Postar um comentário