Espaços urbanos

Espaços urbanos
Temporal no Centro Histórico - foto Francisco Nöller

sábado, 17 de novembro de 2012

Aconteceu há 100 anos


         Há 100 anos, no dia em que completava seu 25.º aniversário, João Neves da Fontoura casou com Iracema Barcellos de Araújo. O jornal O Commercio (1900-1966), edição de 20 de novembro de 1912, na página 2, noticiou o consórcio:
“Às 7 horas da manhã de sábado (16 de novembro de 1912) consorciaram-se, nesta cidade, o Dr. João Neves da Fontoura e a senhorita D. Iracema Barcellos de Araújo, filha do Sr. Antonio Antunes de Araújo, advogado deste foro. Foram testemunhas no ato civil: do noivo o Dr. Balthazar de Bem e sua exma. esposa e da noiva o Sr. Coronel Isidoro Neves da Fontoura e sua exma. consorte, sendo paraninfos do noivo, no ato religioso, o Sr. Odon Cavalcanti e a senhorita D. Ondina Godoy Gomes, e da noiva o  1.º Tenente Dr. Graciliano Porto da Fontoura e sua exma. esposa.”
            Iracema Barcellos de Araújo era neta do Cel. David Soares de Barcellos, com quem o pai de João Neves, Isidoro, havia tido diferenças políticas ao tempo em que David era intendente. Mas João Neves, em suas Memórias, 1.º volume: Borges de Medeiros e seu Tempo, p. 164, assim se refere ao avô da esposa: “David Barcellos era um homem de raras virtudes. Sua família compunha-se de vinte e quatro filhos do mesmo casal! Gente honrada e da velha formação provinciana.”

Iracema com a filha do casal, Clara Lísia
- fototeca  Museu Municipal


Nenhum comentário:

Postar um comentário