Espaços urbanos

Espaços urbanos
Centro Histórico - foto Catiele Fortes

domingo, 11 de novembro de 2012

Aonde foram parar as grades da Praça?


              Em novembro de 1921, quando a Praça Dr. Balthazar de Bem ainda se chamava Praça Almirante Tamandaré, foram retirados pela Intendência os muros e as grades que fechavam o lado Sul de seu recinto. O mesmo já havia sido feito no lado Norte.

Muro do lado Norte da Praça - fototeca do Museu Municipal

            A justificativa para a retirada dos muros e grades era “porque não mais vagueiam animais pelas ruas da cidade”, segundo noticiou o jornal O Comércio, na sua edição do dia 8 de novembro de 1921.
          As grades do lado Norte, retiradas em primeiro lugar, foram reaproveitadas no muro que circundava a Hidráulica Municipal, inaugurada em 20 de setembro de 1921. Parte destas grades encontra-se lá até hoje.

Parte das grades que sobraram da antiga Hidráulica e que eram remanescentes
da Praça Almirante Tamandaré, hoje Balthazar de Bem - foto COMPAHC

             Depois da retirada, foram feitos trabalhos de limpeza, de canalização e de levantamento de novos canteiros nos jardins da praça. Segundo informações noticiadas na época, a população apreciou a medida, considerando que o aspecto geral da praça havia melhorado sensivelmente, ressaltando que os transeuntes podiam ver, mesmo de longe, as frentes das casas construídas nas ruas adjacentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário