Espaços urbanos

Espaços urbanos
Centro Histórico - foto Catiele Fortes

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Viva a República!


                   Aconteceu, no salão principal da Intendência, às 19h30 do dia 15 de dezembro de 1912, uma sessão cívica em homenagem ao 23.º aniversário da República, ocasião em que foi inaugurado um retrato a óleo do Coronel Isidoro Neves da Fontoura, homenagem de seus amigos e correligionários.


            “À hora referida, o Cel. Isidoro, vindo de automóvel, passou entre alas de praças da Guarda Nacional, que lhe prestou continências. Ao entrar no edifício, foi recebido por uma salva de palmas. Em seguida, o Coronel Horácio Borges, chefe do Partido Republicano local, descerrou o retrato do homenageado, o qual se achava coberto com a bandeira da República.”, noticiou o jornal O Commercio, de 20 de novembro de 1912, em sua página primeira.

Praça Dr. Balthazar de Bem, defronte à Intendência em dia comemorativo
- fototeca do Museu Municipal

            Houve discurso do advogado José Mariano Porto e, em seguida, o Dr. João Neves da Fontoura, filho do homenageado, agradeceu em nome do coronel a “elevada homenagem tributada”, alongando-se em outras considerações sobre a data comemorativa. Depois dos discursos, houve passeata cívica que percorreu algumas ruas da cidade.
              Na Praça José Bonifácio, o povo entregou-se à diversão com confetes, serpentinas e lança-perfumes. Pelas 21 horas, começaram as pessoas a dirigirem-se ao Coliseu Cachoeirense para exibição de fitas que inauguraram as remodelações daquele cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário